Cultura contabiliza perdas de 5% a 50% nas lavouras do município
A safra de grãos de 2020/21 está sendo ameaçada pela falta de chuvas em Venâncio Aires, que segue abaixo do esperado. A seca afeta principalmente o milho, que contabiliza perdas de 5% a 50% nas lavouras, conforme o chefe do escritório municipal da Emater, Vicente João Fin. Já a soja teve poucos danos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos, outras culturas, como o tabaco e o arroz, também têm sofrido com o déficit hídrico. Entretanto, o fumo já se encaminha para a finalização da colheita e deve ter um resultado dentro do esperado para a safra.
Os pedidos de água começaram em novembro e registram aumento a cada dia, sendo transportados cerca de oito a dez cargas diariamente. Ainda, por semana, são aproximadamente 400 mil litros apenas para o consumo humano. Entre as medidas elencadas pelo chefe do escritório municipal da Emater, Vicente João Fin, para diminuir o prejuízo pela falta de chuva é necessário realizar reserva de água para irrigação e um melhor preparo de solo antes do plantio.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade