Guilherme Ubatuba Teixeira (MDB) fez 108 votos e é um dos vereadores eleitos no município
Com vontade de aprender, mas também de contribuir para o melhor de Vale Verde, Guilherme Ubatuba Teixeira (MDB), de apenas 21 anos, foi eleito neste domingo (15) o vereador mais jovem da história do município. Através dos 108 votos depositados nele, o também estudante de Jornalismo da Unisc garante que será um mandato de resultados, em que irá apresentar as propostas comentadas na campanha e buscar a aprovação.
Mas além da pouca idade, entusiasmo e comprometimento do garoto, o que chama atenção é a determinação e força de vontade. Durante a campanha, Guilherme percorreu de bicicleta 3.100 km visitando 670 casas, apresentando as propostas e passando por todas as localidades de Vale Verde, totalizando 17 delas. "A minha campanha foi feita sem nenhum real, nem para comprar um adesivo. Eu tinha R$ 10 mil pra investir e também tenho carro, mas não usei nada", comenta.
Orgulhoso da campanha que fez, ele conta que desde fevereiro tem se mobilizado para buscar o apoio da população. Na lista de propostas, está um projeto contra os maus-tratos aos animais, a construção de um livro sobre a história do município e a transmissão das sessões ao vivo da Câmara de Vereadores."Não falei mal de nenhuma pessoa, somente apresentei as minhas propostas e fiz uma campanha limpa. Não comprei nenhum voto, não fiz promessa de isso ou aquilo e agora é só trabalhar, pois não devo nada a ninguém. Não sei o nome das pessoas que me elegeram, por isso o meu Governo será para todos".
O interesse pela política, segundo o jovem, não é de hoje. A vontade de encontrar nessa área uma motivação para trabalho e luta teve início nas épocas de gincanas quando Guilherme sempre liderava uma equipe. "Depois disso o meu interesse veio por estar descontente com o que estava sendo exposto na Câmara de Vereadores. Então decidi me colocar à disposição, pois de fora eu vi como é possível fazer mudanças no município sendo vereador. Como quero trabalhar só como vereador e não em outro emprego, quatro anos é muito tempo e dá para fazer muita coisa", argumenta.
Preparação
Para assumir a responsabilidade e ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Vale Verde, a preparação de Guilherme teve início bem antes. No fim de 2019 ele concluiu um planejamento, também escreveu uma prévia do plano de governo a partir de pesquisas na internet. Em seguida, conta que leu 10 vezes a lei orgânica de Vale Verde, uma vez a federal e a estadual. "Então fiz uma listagem das casas para visita e organizei por localidade. Lancei a pré-candidatura em fevereiro, bem como que iria fazer de bike e sem grana", complementa.
Nas redes sociais, ele apostou na publicação de 25 vídeos falando sobre a caminhada durante a campanha, sendo divulgado um em cada três dias. Para a preparação, Guilherme também realizou reuniões com mais de 10 vereadores de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires e com três deputados estaduais.
Feliz com a conquista, ele descreve o momento como incrível. "Saber que todo o trabalho duro deu resultado, que todas as noites sem dormir valeram a pena é, realmente, uma sensação mágica. Hoje sei que 108 pessoas acreditaram nas minhas propostas e agora o que eu posso dar de volta é trabalho. Trabalho, suor e lágrimas. Vejo que é apenas o primeiro passo, e eu não quero parar. Vou me dedicar e me preparar cada vez mais", reforça o jovem.
Notícias relacionadas

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago