Geral

Falta de protetor solar preocupa agricultores no Estado

Publicado em: 16 de novembro de 2017 às 15:52 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:58
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jornal Arauto/Arquivo
    compartilhe essa matéria

    Em alguns casos, a última remessa foi entregue em 2016

    A reclamação generalizada de falta de protetor solar para atender a demanda dos agricultores familiares ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), fez com que o deputado estadual Elton Weber solicitasse uma audiência urgente com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo. A reunião será no próximo dia 21, às 10h. De acordo com levantamento da Fetag-RS mais de 30 sindicatos de trabalhadores rurais não estão recebendo o produto. 

    Segundo a coordenadora de Mulheres da Fetag-RS, Lérida Pavanelo, há relatos de solicitação ainda de recadastramento de produtores, o que não é de praxe. Weber espera que o encontro possa resolver os problemas. “Queremos clarear a situação, obter a garantia de normalização da distribuição, esta é uma questão de saúde pública.”

    Na Regional Ijuí, por exemplo, há casos como o de Santo Augusto, onde a última remessa de protetor solar foi entregue em 2016. Em municípios como Passo Fundo e Venâncio Aires também ocorrem atrasos. A informação é que não há produto em estoque.

    Criado em 2014 por uma lei do deputado Heitor Schuch com o objetivo de prevenir casos de câncer de pele, o programa já distribuiu mais de 300 mil unidades a 100 mil produtores cadastrados. “A procura é grande e deve aumentar com a elevação das temperaturas e a proximidade do verão.”, conclui Weber.