VENÂNCIO AIRES

Rua do Bairro Bela Vista recebe o nome de Professor Erny Pitsch

Publicado em: 16 de outubro de 2024 às 13:25
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Familiares de Erny | Foto: Fernanda Bergmann/AI Câmara de Vereadores
    compartilhe essa matéria

    Ele dedicou 30 anos de sua vida ao ensino na rede pública e 18 anos na rede particular

    O projeto de lei que denomina de Rua Professor Erny Pitsch, um trecho de via pública localizada no Bairro Bela Vista, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.

    A proposição é de autoria do vereador Sid Ferreira (PDT). O objetivo é homenagear o professor que dedicou boa parte da sua vida à educação e o ensino no município.

    Erny Pitsch nasceu em 17 de abril de 1942, em Linha Picada Nova, interior de Venâncio Aires. Era filho único de Idalina e Frederico Reinoldo Pitsch, ambos agricultores. Com aspirações de se tornar professor, concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Monte das Tabocas. Cursou o Magistério na Escola Luterana de São Leopoldo.

    Após sua formação, Erny começou a lecionar no Colégio Pindorama, em Hamburgo Velho, onde conheceu Lori Iracy Gröehs. O dois se casaram um pouco depois de se conhecerem. Em 1961, Erny foi transferido para Ivoti, onde continuou sua carreira de professor.

    Dois anos depois, a família voltou para a Capital Nacional do Chimarrão. Erny se formou como Técnico em Contabilidade, no Colégio Gaspar Silveira Martins, e iniciou seus estudos na Faculdade Integrada de Santa Cruz do Sul (FISC), atualmente Unisc. Ele se formou na primeira turma de Educação Física e, alguns anos depois, concluiu sua pós-graduação em Educação Psicomotora.

    Erny dedicou 30 anos de sua vida ao ensino na rede pública e 18 anos na rede particular, lecionando em várias instituições, entre elas Colégio Gaspar Silveira Martins, Professor José de Oliveira Castilhos, Nossa Senhora Aparecida, Wolfram Metzler e Poncho Verde, em Mato Leitão.

    “Este gesto perpetua não só o nome do meu amigo Erny Pitsch, mas sua paixão pela vida e pela educação”, ressaltou Sid Ferreira.