EDUCAÇÃO

Reciclagem na prática: na Emef Emanuel, rascunho vira boletim escolar

Publicado em: 16 de outubro de 2024 às 14:21
  • Por
    Portal Arauto
  • GRUPO AMBIENTAL APRENDEU A FAZER PAPEL RECICLADO | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Grupo ambiental é realizado no turno inverso ao das aulas e motivou reaproveitamento do papel que seria descartado na escola

    O projeto sobre conscientização ambiental e sustentabilidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emanuel, da localidade de São José da Reserva, de Santa Cruz do Sul, mobilizou a comunidade escolar e repercutiu, mostrando que é possível reciclar e reutilizar o material que iria para o lixo dentro do próprio ambiente educacional.

    PAPEL RECICLADO DEPOIS FOI TRANSFORMADO EM BOLETIM ESCOLAR | DIVULGAÇÃO

    O que foi feito? Aquelas folhas de papel usadas para rascunho e que iriam para o lixo, foram alvo de um projeto de reciclagem pelos estudantes. Mas não parou por aí. O papel reciclado produzido precisaria ter alguma finalidade para o projeto fazer sentido, assinalaram o diretor do educandário, Juliano Brum Ottes, e o vice-diretor, Cesar Augusto Zinn. Foi então que utilizaram essas folhas para imprimir os boletins escolares, entregues aos pais.

    De acordo com o vice-diretor, com esse trabalho nas oficinas se abordou assuntos como a importância das árvores, os problemas causados pelo desmatamento, o reflorestamento, e tudo isso motivou pesquisa por parte dos estudantes.  Eles então buscaram saber como se fazia o papel reciclado, qual era o processo, criaram a tela que seria o molde para a folha e começaram a fazer esse trabalho do papel reciclado.

    Depois teve mais um questionamento: agora a gente já fez o papel e o que nós vamos fazer com ele? Porque não adianta só fazer sem ter um sentido para aquilo”, resumiu Cesar. Nisso entrou a ideia do diretor, Juliano, sugerindo a impressão dos boletins com esse papel. “A gente explicou para os pais a questão, eles gostaram bastante da ideia, que é inovadora”, completou Cesar.

    Tanto que repercutiu entre os pais. Na sexta-feira (11), na entrega de pareceres do segundo trimestre da Emef Emanuel, Giovana Kern, mãe do aluno Francisco, se surpreendeu ao pegar o boletim e sentir a textura diferente do papel. Então lhe foi explicado que o menino integra o Grupo Ambiental da escola, que se debruçou para fazer esse trabalho de reciclagem. “É muito importante que os adolescentes aqui do interior saibam da importância da preservação da natureza e o reaproveitamento de resíduos feitos no dia a dia“, disse.

    O filho, Francisco Kern da Silva, do 7º ano, valorizou a oficina realizada no turno inverso da aula e reconheceu que agora conhece um jeito fácil e rápido de reaproveitar todos os restos de papel que sobram na escola. E mais, que pode fazer isso em casa também. “Foi só o início de uma caminhada“, salientou.

    Leia também