Para mudar o cenário, BM tem reforçado o efetivo e ações no combate ao crime
O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo apresentou nesta segunda- feira (16) os indicadores de criminalidade de janeiro a 16 de outubro deste ano, comparados com o ano passado. Em Santa Cruz do Sul, chama a atenção para a diminuição de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. Neste item, em janeiro do ano passado foram sete casos e neste ano, cinco. Nos demais meses, os números estão de acordo com os limites estabelecidos.
Os dados mais preocupantes são com relaçao ao roubo a pedestre. Os meses mais alarmantes foram janeiro (12 em 2016 – 27 em 2017), fevereiro (10 em 2016 – 25 em 2017), março (15 em 2016 – 31 em 2017), junho (20 em 2016 – 38 em 2017), julho (17 em 2016 – 28 em 2017) e diminuição em agosto (20 em 2016 e 13 em 2017). Já em outubro do ano passado foram 42 e apenas seis até o momento neste ano. "Diminuímos os números após identificarmos e prendermos em flagrante três indivíduos", fala o capitão da 2ªCia, Rafael Menezes.
Roubo a estabelecimento comercial também teve aumento nos meses de janeiro (6-17), maio (5-19), setembro (3-18) e outubro (5-17). "Dos indivíduos identificados já prendemos em flagrante três dos quatro", ressalta o capitão. No quesito roubo a transporte público o mês de fevereiro teve registro de quatro no ano passado contra nove neste ano. Os meses de março, agosto e setembro não tiveram registros.
Em contrapartida, o capitão salienta que a Brigada Militar efetuou 83 prisões somente no mês de setembro. "Estamos com reforço de efetivo. Realizando operações na cidade, com emprego do efetivo 1ª e 2ª Cia, Pelotão de Operações Especiais e Patrulha de Cães. Nosso setor de inteligência está constantemente identificando os autores dos delitos e como eles agem, o que facilita as ações e prisões", diz. Ele ainda lembra que a BM está trabalhando forte o conceito de policiamento comunitário. "É a aproximação do efetivo dos núcleos nas comunidades onde trabalham. O que tem na prática dado excelentes resultados", complementa.
Oktoberfest
Já com relação a Oktoberfest, na área interna e arredores foram 12 prisões e um total de 28 ocorrências registradas. Sendo que ano passado foram 55. "No período diminuiu muito as ocorrências no município. Praticamente os delitos mais graves que ocorreram prendemos em flagrante os criminosos", fala.
Notícias relacionadas
Homem é preso por tráfico de drogas em Pantano Grande
Indivíduo possuí antecedentes por diversos crimes
Mulher é presa por tráfico de drogas e corrupção de menores em Encruzilhada do Sul
Ela foi detida na noite da última sexta-feira pela Brigada Militar
Mulher fica ferida após saída de pista na Estrada Bruno Pristch
Fato aconteceu na tarde deste domingo em Santa Cruz
Jovem de 18 anos morre em acidente no Bairro Santa Vitória em Santa Cruz
Acidente envolveu uma Honda Biz e um Renault Sandero