Cultura e Entretenimento

Para Andréa Barros, o concurso de soberanas significa honrar a memória de sua falecida mãe

Publicado em: 16 de junho de 2024 às 08:00 Atualizado em: 20 de junho de 2024 às 15:28
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Mariana Schneider
  • FOTO: MARIANA SCHNEIDER/GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Concorrentes a corte da 39ª Oktoberfest deseja inspirar as crianças a sonharem

    Andréa Barros, de 24 anos, é uma das concorrentes ao título de soberana da 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Em entrevista ao Grupo Arauto, a assistente administrativa, que trabalha na Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), destacou que participar do concurso é a realização de seu sonho e de sua mãe.

    O desejo de ser soberana e representar o município vem desde a infância. Ela explicou que concorrer ao título significa a realização de um sonho de longa data, além de honrar a memória de sua falecida mãe. “Para mim, é um sonho muito antigo. Desde pequenininha, eu sempre tive muita admiração pelas soberanas e a minha mãe me incentivava muito. Depois que ela faleceu, esse sonho ficou um pouquinho preso no meu coração e agora, tendo o apoio de muita gente, eu estou conseguindo realizar”, revelou.

    O seu trabalho em uma entidade que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social aproximou ainda mais a jovem da festa e da cultura germânica. “Desde pequenininha, pelo menos uma vez durante a edição da Oktober a gente sempre participava e depois, trabalhando na Aesca, eu pude participar de forma voluntária. E ali eu pude conhecer muita gente, muita cultura, pessoas que vêm de fora para prestigiar e isso me encanta”, relatou.

    Independentemente do resultado, Andréa quer inspirar as crianças a sonharem. “A marca que eu quero deixar no concurso é fomentar as crianças a sonharem. Elas verem que é possível chegar até aqui, porque eu era uma criancinha e hoje estou aqui. Houve momentos bem difíceis, mas me fez perceber que o pouco que tenho pode ser muita coisa para muita gente”, disse.

    Andréa acredita que a inclusão de mais programação voltada para as crianças pode acrescentar ainda mais no sucesso da Oktoberfest. “Espaços no Pavilhão Central para as crianças também poderem aprender a coreografia, para elas se inserirem nesse contexto, porque é muito lindo ver o pavilhão cheio de gente e as pessoas, mesmo não sabendo a coreografia, se esforçando para se fazer presença ali. Esse momento assim não tem como descrever, é sentir”, finalizou.

    As sucessoras da rainha Camila Schaefer e das princesas Daniela Schoeninger e Marilia Fischer serão conhecidas no dia 30 de junho. O Ginásio Poliesportivo será o palco onde essas jovens terão a chance de conquistar seus lugares na corte da Festa da Alegria.

    A cobertura da Escolha de Soberanas da 39º Oktoberfest tem o patrocínio de Domcello Pizza Express, Ajad Cosmética Profissional, Clube Debora Berti, Clínica DNA Vital Michele Cardoso, Clínica Dra Ceres Buss, Anelise Winter Idiomas e Intercâmbios, Viva Assessoria de Condomínios, JO Acabamentos, Vânia Capellaria Studio Hair e Cedil Diagnóstico por Imagem.

    Leia também