Proposta é da vereador Claidir Kerkhoff Trindade e foi apresentada ao prefeito, Jarbas da Rosa
A vereadora Claidir Kerkoff Trindade (União Brasil) apresentou ao prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e à coordenadora de Saúde Mental do município, Priscila Reginatto, a proposta de criação do Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde.
Apesar da promoção de práticas medicinais alternativas, como acupuntura, homeopatia, musicoterapia e heiki já ser uma realidade na rede pública de saúde da Capital do Chimarrão, o objetivo da vereadora é transformar o programa em Lei, garantindo assim sua continuidade pelos próximos anos e a destinação efetiva de recursos e profissionais na área.
De acordo com Claidir, a proposta de criação do programa será apresentado ao Legislativo nas próximas sessões e a expectativa é de apoio da base governista para aprovação. “Com dezenas de estudos que confirmam a eficácia destas práticas que promovem a saúde e reduzem o uso de medicamentos, a gente acredita que elas podem trazer um grande auxílio ao SUS, reduzindo custos, prevenindo doenças e humanizando os vínculos terapêuticos.”
O prefeito Jarbas da Rosa apoiou o projeto e destacou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e incentiva a regulamentação destas práticas. O prefeito, que também é médico, lembrou ainda que integra seu Plano de Governo a ampliação de práticas integrativas junto às Unidades de Saúde de Venâncio Aires. O Projeto de Lei que será avaliado pelos vereadores da Capital do Chimarrão insere 29 Práticas Integrativas e Complementares ao Programa Municipal.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD