Documento é um instrumento de gestão que organiza ações e estratégias a serem realizadas no período de quatro anos
A Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Sul, realiza no dia 5 de junho, das 17h30 às 19h30, no Plenário Nilton Garibaldi da Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para tratar do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026-2029. Será o momento para a sociedade contribuir na construção do documento, através da participação de usuários das unidades de saúde, associações de bairros, entidades civis, sindicatos, representantes das instituições de ensino da Saúde, estudantes de ensino médio e superior e público em geral.
O Plano Municipal de Saúde é um instrumento de gestão que organiza e orienta as ações e estratégias de saúde a serem realizadas no período de quatro anos, tendo início no ano seguinte à nova gestão municipal. O documento define prioridades, recursos, metas e responsabilidades para melhorar a saúde da população local, portanto precisa ser compatível com o Plano Plurianual (PPA). Também deve estar alinhado às políticas de saúde do país e sua elaboração deve seguir as diretrizes e propostas das conferências de Saúde e demais temáticas.
Integrantes da Rede de Atenção à Saúde e do Conselho Municipal de Saúde participaram este mês de oficinas e tiveram a oportunidade de participar da elaboração do plano. As discussões tiveram como base as diretrizes e proposições da 8ª Conferência Municipal de Saúde de 2022 e as conferências temáticas realizadas em 2024 e 2025 (Conferência Intermunicipal da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), dados epidemiológicos e situacionais dos serviços de assistência da rede.
Notícias relacionadas

Mais de 3,5 mil eleitores podem ter título cancelado na região
Prazo para regularização termina na segunda-feira; quem não votou nem justificou em três turnos consecutivos pode ter o documento cancelado

Após cobranças, prefeitura aponta melhora na relação com a Corsan em Santa Cruz
Secretária Priscila Bordignon destaca redução de 39% nas faltas de água no município

Escola de Venâncio Aires é contemplada com investimento estadual de R$ 1,2 milhão
Obras de reparos gerais da EEEM Adelina Isabela Konzen devem ser concluídas em 300 dias

Em pouco mais de um mês, “Verinha” fez 746 atendimentos
Cerca de 40% das interações foram relacionadas a informações sobre contas ou ligações de água. Outros 30% corresponderam a dúvidas ou solicitações referentes ao carnê de IPTU