Geral

Plano Municipal de Saúde de Santa Cruz será debatido em audiência pública

Publicado em: 16 de maio de 2025 às 19:30
REUNIÃO OCORRE no Plenário Nilton Garibaldi | FOTO: JACSON MIGUEL STÜLP
compartilhe essa matéria

Documento é um instrumento de gestão que organiza ações e estratégias a serem realizadas no período de quatro anos

A Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Cruz do Sul, realiza no dia 5 de junho, das 17h30 às 19h30, no Plenário Nilton Garibaldi da Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para tratar do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026-2029. Será o momento para a sociedade contribuir na construção do documento, através da participação de usuários das unidades de saúde, associações de bairros, entidades civis, sindicatos, representantes das instituições de ensino da Saúde, estudantes de ensino médio e superior e público em geral.

O Plano Municipal de Saúde é um instrumento de gestão que organiza e orienta as ações e estratégias de saúde a serem realizadas no período de quatro anos, tendo início no ano seguinte à nova gestão municipal. O documento define prioridades, recursos, metas e responsabilidades para melhorar a saúde da população local, portanto precisa ser compatível com o Plano Plurianual (PPA). Também deve estar alinhado às políticas de saúde do país e sua elaboração deve seguir as diretrizes e propostas das conferências de Saúde e demais temáticas.

Integrantes da Rede de Atenção à Saúde e do Conselho Municipal de Saúde participaram este mês de oficinas e tiveram a oportunidade de participar da elaboração do plano. As discussões tiveram como base as diretrizes e proposições da 8ª Conferência Municipal de Saúde de 2022 e as conferências temáticas realizadas em 2024 e 2025 (Conferência Intermunicipal da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), dados epidemiológicos e situacionais dos serviços de assistência da rede.