Mutirão reúne 26 instituições e integra a terceira edição da Central Cidadania, promovida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Santa Cruz do Sul (RS), está participando da 3ª edição da Central Cidadania, iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.
A ação ocorre de 13 a 17 de maio na região do Vale do Taquari, uma das mais afetadas pelas enchentes históricas de 2024. A concentração dos serviços está instalada no Ginásio Nelson Francisco Brancher (Claudião), situado à Rua Roberto Stahlschmidt, Bairro Moinhos, Lajeado/RS.
Com foco na regularização documental da população atingida, o mutirão reúne 26 instituições, entre elas Ministério Público Federal, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho, Instituto-Geral de Perícias e organizações internacionais como a OIM (Organização Internacional para as Migrações), vinculada à ONU, além de voluntários e empresas apoiadoras.

Foto: PF
A Polícia Federal presta orientações e serviços voltados à documentação civil de estrangeiros, como regularização migratória e emissão de passaportes. Durante as cheias do Rio Taquari, muitas pessoas perderam documentos necessários para o exercício de atos da vida civil, tais como carteira de trabalho, passaporte, carteira de identidade ou registro de estrangeiro.
A iniciativa visa à regularização de documentos de pessoas afetadas pelas enchentes, incluindo imigrantes e cidadãos brasileiros. A presença da PF e dos demais órgãos reforça o compromisso com ações integradas para acesso à cidadania e apoio humanitário.
ORGANIZAÇÕES QUE PARTICIPAM:
MP RS, Cartórios de Registro Civil, Instituto-Geral de Perícias, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Cartório Eleitoral de Lajeado, Tudo Fácil, FGTAS/SINE, OIM – ONU Migração, Junta Comercial do RS, 8 Delegacia Penitenciária Regional (Polícia Penal), 3 Coordenadoria Regional da Educação, PROCON, Defensoria Pública do RS, MPF/Procuradoria da República no RS, Procuradoria Regional Federal da 4 Região, Justiça Federal, TRT4, INSS e CEF.
Notícias relacionadas

“Tinha o sonho de ser jogador de futebol”, diz pai de vítima em júri
Familiares do jovem Vitor Gabriel Nunes ocuparam espaços do Fórum em sessão que analisou caso ocorrido há dois anos; réus foram condenados

Ladrão arromba escola e furta botijões, micro-ondas e celular
Caso aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira. Suspeita é de que autor conheça rotina do educandário

Três homens são presos por porte ilegal de arma de fogo em Santa Cruz
Ação aconteceu na madrugada desta sexta-feira, no trevo da BR-471, próximo ao Bairro Bom Jesus

Autor de homicídios ameaça integridade de juíza e promotora no Fórum de Santa Cruz
Jovem que cometeu dois assassinatos quando era menor de idade chegou a bater em mesa e quebrar estruturas da sala de audiência; terminou conduzido ao presídio