Ação

PF de Santa Cruz atua na regularização de atingidos pelas enchentes no RS

Publicado em: 16 de maio de 2025 às 06:42
  • Por
    Cristiano Silva
  • Foto: PF
    compartilhe essa matéria

    Mutirão reúne 26 instituições e integra a terceira edição da Central Cidadania, promovida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

    A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Santa Cruz do Sul (RS), está participando da 3ª edição da Central Cidadania, iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.

    A ação ocorre de 13 a 17 de maio na região do Vale do Taquari, uma das mais afetadas pelas enchentes históricas de 2024. A concentração dos serviços está instalada no Ginásio Nelson Francisco Brancher (Claudião), situado à Rua Roberto Stahlschmidt, Bairro Moinhos, Lajeado/RS.

    Com foco na regularização documental da população atingida, o mutirão reúne 26 instituições, entre elas Ministério Público Federal, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho, Instituto-Geral de Perícias e organizações internacionais como a OIM (Organização Internacional para as Migrações), vinculada à ONU, além de voluntários e empresas apoiadoras.

    Foto: PF

    A Polícia Federal presta orientações e serviços voltados à documentação civil de estrangeiros, como regularização migratória e emissão de passaportes. Durante as cheias do Rio Taquari, muitas pessoas perderam documentos necessários para o exercício de atos da vida civil, tais como carteira de trabalho, passaporte, carteira de identidade ou registro de estrangeiro.

    A iniciativa visa à regularização de documentos de pessoas afetadas pelas enchentes, incluindo imigrantes e cidadãos brasileiros. A presença da PF e dos demais órgãos reforça o compromisso com ações integradas para acesso à cidadania e apoio humanitário.

    ORGANIZAÇÕES QUE PARTICIPAM:

    MP RS, Cartórios de Registro Civil, Instituto-Geral de Perícias, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Cartório Eleitoral de Lajeado, Tudo Fácil, FGTAS/SINE, OIM – ONU Migração, Junta Comercial do RS, 8 Delegacia Penitenciária Regional (Polícia Penal), 3 Coordenadoria Regional da Educação, PROCON, Defensoria Pública do RS, MPF/Procuradoria da República no RS, Procuradoria Regional Federal da 4 Região, Justiça Federal, TRT4, INSS e CEF.

    Leia também