Geral

Mais de 3,5 mil eleitores podem ter título cancelado na região

Publicado em: 16 de maio de 2025 às 18:57
Foto: Divulgação
compartilhe essa matéria

Prazo para regularização termina na segunda-feira; quem não votou nem justificou em três turnos consecutivos pode ter o documento cancelado

Faltam poucos dias para o fim do prazo de regularização do título de eleitor, e mais de 3,5 mil eleitores da região de abrangência da 162ª e da 40º Zona Eleitoral, com sede em Santa Cruz do Sul, correm risco de ter o documento cancelado. O alerta é da Justiça Eleitoral. Segunda-feira (19), é o último dia para regularizar a situação. A medida atinge quem deixou de votar e não justificou a ausência em três turnos consecutivos — sejam eleições gerais, municipais ou suplementares — nem pagou as multas devidas.

A titular da 162ª Zona Eleitoral, Regiane Tom, explica que os municípios de Vera Cruz, Vale Verde, Vale do Sol, Passo Sobrado, Herveiras, Gramado Xavier e Sinimbu também fazem parte da circunscrição, além de Santa Cruz. “Esse número de títulos passíveis de cancelamento aumentou em relação a 2019, quando cerca de mil documentos foram cancelados na região. Hoje são aproximadamente 3.500”, destacou. Para se regularizar, basta quitar a multa de R$ 3,51 por turno ausente ou apresentar justificativa de impossibilidade de pagamento.

Quem tiver o título cancelado pode enfrentar diversos transtornos legais, como a impossibilidade de tirar passaporte, assumir cargos públicos, renovar matrícula em instituições de ensino oficiais e até de votar nas próximas eleições. O cartório eleitoral atende o público de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, na Rua Ernesto Alves, 760, em frente à Praça da Estação, e também disponibiliza serviços online pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do RS.

A Justiça Eleitoral orienta que o cidadão leve um documento oficial com foto ao comparecer presencialmente, e reforça que a regularização pode ser feita pela internet em alguns casos. O prazo não vale para maiores de 70 anos e menores de 16, que não têm a obrigatoriedade do voto e não têm o título cancelado em caso de ausência.