Política

“Cinema com dinheiro do povo”: deputado critica filme do governo Leite sobre enchentes

Publicado em: 16 de maio de 2025 às 13:59
  • Por
    Guilherme Bica
  • Foto: Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Valdeci Oliveira vê autopromoção em produção veiculada nos cinemas e cobra responsabilização por suposto uso indevido de recursos públicos

    O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) criticou em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o documentário “Todos Nós por Todos Nós”, produzido pelo governo do Estado. A produção, que retrata os impactos das enchentes de maio de 2024, é alvo de críticas da bancada do PT, que acusa o governador Eduardo Leite (PSD) de autopromoção com recursos públicos. “O filme aparece muito mais o governador do que qualquer outra coisa. Isso é completamente ilegal, é inconstitucional”, afirmou Valdeci em entrevista.

    Segundo o parlamentar, a Constituição é clara ao proibir promoção pessoal com verba pública. Ele argumenta que o governo exagerou na exposição do chefe do Executivo em uma obra que deveria ter caráter institucional e informativo. “O governo brinca de fazer cinema enquanto o povo enfrenta dificuldades, falta dinheiro para a saúde, os servidores estão sem aumento”, criticou. A bancada também questiona os custos da produção e da veiculação do vídeo, cuja resposta oficial da Secretaria de Comunicação foi classificada como “acanhada”.

    Valdeci confirmou que a bancada petista já ingressou com uma representação no Ministério Público Estadual, assinada pelo líder do partido na Assembleia Legislativa, Miguel Rossetto. Paralelamente, o deputado federal Paulo Pimenta acionou o Ministério Público Federal. O grupo pede a suspensão da exibição do documentário e o ressarcimento dos valores ao erário.

    A Secretaria de Comunicação do Estado defende a legalidade da produção, afirmando que se trata de uma obra com “valor histórico”, elaborada internamente pela equipe do governo com imagens jornalísticas.