SERVIÇOS PRESTADOS

Após cobranças, prefeitura aponta melhora na relação com a Corsan em Santa Cruz

Publicado em: 16 de maio de 2025 às 18:30
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: NÍCOLAS DA SILVA/GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Secretária Priscila Bordignon destaca redução de 39% nas faltas de água no município

    A relação entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) tem apresentado avanços desde o início da atual gestão. Em entrevista à Arauto News, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, afirmou que foram apresentadas melhorias tanto na comunicação institucional quanto nos indicadores operacionais.

    A melhora na relação ocorre após um início de gestão marcado por críticas públicas e cobrança intensa por parte do prefeito Sérgio Moraes (PL), que chegou a levantar a possibilidade de rompimento do contrato com a companhia caso os serviços não fossem aprimorados.

    Segundo a secretária, houve uma redução de 39% nos casos de falta de água no município. Além disso, o atendimento aos usuários e a resposta às demandas do poder público também evoluíram. Entre os avanços, foi citado o recebimento semanal de cronogramas de obras da Corsan, o que permite maior controle e fiscalização por parte do município. A secretaria mantém contato frequente com a diretoria da companhia, inclusive com reuniões em Porto Alegre para tratar de novas demandas.

    “A minha maneira de trabalho é sempre através da construção. Isso não quer dizer que não vai ter cobrança, muito pelo contrário, a gente trabalha muito, então tem cobrança e fiscalização. Mas eu acho que a gente pode construir. Então eu tentei, dentro da minha pasta, tirar um pouco a parte midiática em relação à Corsan, do grito, e realmente partir para o trabalho”, afirmou.

    Prissila destacou que ainda existem pontos a serem melhorados, como a pavimentação das ruas após obras da companhia, mas que há um esforço conjunto em andamento para solucionar esses problemas. “Não está perfeito, tem muita coisa a ser feita, mas nesses 100 dias, melhorou. E o relacionamento Prefeitura, a minha pasta que está com a gestão da Corsan e a Corsan também. Então, eu não posso te dizer que hoje a Corsan não atende os nossos pedidos, pois atende”, disse.

    Ouça a entrevista completa: