Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica veterinária, Aline Corrêa, falou sobre as medidas de prevenção
A recente detecção de casos de febre aftosa na Europa e de influenza aviária na Argentina gerou preocupação no Brasil, aumentando o alerta sanitário no país. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica veterinária e fiscal estadual agropecuária da Inspetoria Veterinária de Santa Cruz do Sul, Aline Corrêa, falou sobre as medidas de prevenção e vigilância adotadas na região.
Aline destacou a importância de notificar imediatamente as autoridades veterinárias sobre suspeitas de doenças semelhantes à febre aftosa. “Se o animal estiver com febre, mancando, babando ou com bolhas na boca, notifique a inspeção veterinária”, orientou. Ela também enfatizou a relevância de evitar a compra de animais sem Guia de Trânsito Animal (GTA) e o cuidado ao adquirir produtos de origem animal durante viagens internacionais, especialmente para a Europa.
A Inspetoria Veterinária de Santa Cruz do Sul, responsável por seis municípios, realiza visitas regulares às localidades, especialmente àquelas com pequenas propriedades agrícolas e criação de suínos de subsistência. Além das visitas, são realizadas barreiras de trânsito para fiscalizar a movimentação de animais e estudos sorológicos para monitorar a circulação do vírus. A médica veterinária ressaltou que a consciência e a colaboração dos produtores são essenciais na prevenção de doenças.
Conforme Aline, a gripe aviária é mais preocupante do que a febre aftosa, pois é disseminada por aves migratórias. “É difícil controlar. Ao contrário da aftosa, que vem com produto ou com animal via terrestre, a influenza vem voando”, salientou. Por conta disso, o risco de surtos no Rio Grande do Sul é alto, devido aos padrões migratórios semelhantes aos do ano passado.
Notícias relacionadas

O privilégio de escolher
Vivemos numa era de possibilidades infinitas. E isso, por mais incrível que pareça, também pode ser cansativo. Hoje temos acesso a tanta coisa — informação, escolhas, caminhos — que até decidir o que assistir numa noite comum pode virar um…

Servidor da Prefeitura é suspenso por 60 dias após processo administrativo
Penalidade foi aplicada por descumprimento de deveres funcionais e publicada no Diário Oficial do Município

A canoa virou…
A tarefa em 1991 exigia integrantes vestidos de terno e gravata, numa canoa em um rio, lagoa ou açude, para registro da fotografia

Sancionada lei que cria Dia Municipal das Associações de Moradores em Santa Cruz
Nova legislação valoriza o papel das entidades comunitárias e autoriza a promoção de ações alusivas à data comemorativa