Polícia

16 são presos em operação em Santa Rosa

Publicado em: 16 de março de 2017 às 09:00 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:10
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Polícia Civil RS
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    As ações foram realizadas em 11 cidades gaúchas

    Deflagrada na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Noite Branca que visa combater o tráfico de drogas na cidade de Santa Rosa e região. Foram cumpridos 72 mandados judiciais, sendo 17 prisões preventivas, duas prisões temporárias, 48 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de apreensão e sequestro de veículos. As ações estão sendo realizadas em 11 cidades gaúchas e uma em Santa Catarina. Foram presas 16 pessoas.

    Segundo o delegado Vilmar Alaídes Schaefer, as investigações duraram cerca de um ano e meio, período em que foram presos em flagrante oito traficantes, que se encontram presos, e apreendidas diversas drogas (cocaína, maconha, LSD e ecstasy), dinheiro, balanças de precisão e farto material utilizado na mercancia de drogas. “Nove inquéritos policiais foram instaurados para a apurar o tráfico de drogas na região. Identificamos uma complexa e bem estruturada organização criminosa, formada em grande parte por um clã familiar, que, de Novo Hamburgo, fazia aquisição habitual e sistemática de cocaína para revenda para traficantes”, conta o delegado.

    Ainda, de acordo com a investigação, os locais de tráfico eram situados em Santa Rosa e Grande Região incluindo Horizontina e Região de Três Passos. Ainda, abastecia traficante que, do interior do Presídio Estadual de Santa Rosa, fazia vendas a partir do gerenciamento dos traficantes do grupo. Noutra linha, as investigações neutralizaram ações de traficantes de Santa Rosa que adquiriam drogas como cocaína, maconha, LSD e ecstasy na Região de Florianópolis. “De acordo com os elementos de provas colhidos, os indícios apontam que o volume de drogas comercializadas pela rede de traficantes investigada alcançava a soma aproximada de R$ 250.000,00 ao mês”, descreve o delegado Vilmar Schaefer.  

    A operação contou com a participação de 200 policiais civis, mais de cinquenta viaturas policiais e a divisão de apoio aéreo da Polícia Civil gaúcha. As ações se concentram nas cidades de Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Porto Lucena, Três Passos, Miraguaí, Sede Nova, Bom Progresso, Crissiumal, Novo Hamburgo e Estância Velha. No estado de Santa Catarina as buscas ocorreram na cidade de São José.