Geral

Qualidade de ensino nas escolas municipais é tema da Jornada Pedagógica 2017

Publicado em: 16 de fevereiro de 2017 às 12:35 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:19
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    O evento foi marcado, ao longo do dia, por duas palestras

    Mais de 800 educadores municipais lotaram o Auditório Central da Unisc nesta quarta-feira (15). A I Jornada Pedagógica de 2017 teve início com a apresentação teatral dos alunos da Escola Municipal Duque de Caxias, que recitaram poesias, distribuíram flores e motivaram o público.

    Na sequência, a secretária de Educação, Jaqueline Marques, falou sobre o papel dos profissionaisna sala de aula. “Recomeçar é um ato de coragem. E os professores são corajosos todos os dias. O educador é fundamental para a formação do indivíduo e para o despertar afetivo”. Prestigiaram também o evento os secretários de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo; deComunicação, Régis de Oliveira Júnior; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Lersch e representantes da Unisc, 6ª CRE e Conselho Municipal de Educação.

    O evento foi marcado, ao longo do dia, por duas palestras, a primeira ministrada pelo professor e Doutor em Psicologia, Luiz Antonio Correa com o tema “A importância do afeto, do desenvolvimento emocional e cognitivo do educando.” Durante a tarde o professor e Mestre em Ciências Humanas, Celso Antunes abordou “Como desenvolver em uma escola pública, um ensino de qualidade”.

    Professor e mestre em Ciências Humanas, o paulista Celso Antunes traz em sua trajetória a autoria de diversos livros educacionais, além de fazer parte da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (Unesco). Para o palestrante, a vivência na escola é um momento com crianças de um novo tempo. “O professor precisa ser jovem para mudar e não adianta simplesmente mudar a maneira de ministrar aula, mas sim o conteúdo. Infelizmente há um conceito que circula no Brasil de que a qualidade de ensino está muito mais na escola particular do que na pública. Isto não é uma verdade, existem excelentes escolas particulares, mas também existem excelentes escolas públicas.”

    A importância do professor na formação do aluno também foi destaque nas palavras de Antunes. “Para a criança o professor é um ser mágico, misterioso e capaz de desvendar o mundo. A mais lindae nobre profissão é a de professor. Não existem palavras para traduzir o que uma criança sente pelo mestre”, afirma o professor.

    A família é essencial como centro de educação, destacou. “Hoje em dia as crianças estão voltadas muito para a comunicação na base da tecnologia. É necessário diálogo entre os pais, educadores e alunos e, assim, chegaremos a uma educação com qualidade. Para que a escola pública alcance este padrão se faz necessário a conscientização do professor de que a capacitação docente que ele traz de uma faculdade não o torna completo. Existem muitas novidades para agregar ao conhecimento e, consequentemente, se tornar novo educador.”

    Reconhecimento

    Um dos momentos marcantes da Jornada foi a entrega de certificados para instituições de ensino que se destacaram em alguns projetos no ano passado. “É uma forma de valorizar boas iniciativas tanto de professores como das próprias escolas”, justificou a secretária de Educação, Jaqueline Marques.

    EMEF Bom Jesus – 2º lugar na olimpíada Palco do Saber 2016 e 1º lugar no concurso Mestre Cuca, Comidas do Bem;

    EMEF Cardeal Leme – Pesquisa Científica em parceria com a Afubra;

    EMEF Christiano Smidt – Projeto Spiele des Südens

    EMEF Dom Pedro II – Projeto Agrinho Categoria Desenho Educação Infantil

    EMEF Duque de Caxias – Projeto Uma Noite no Camarim

    EMEF Guido Herberts – Destaque na Olimpíada de Matemática Sem Fronteiras

    EMEF Harmonia – Destaque Nacional na Olimpíada de Língua Portuguesa

    EMEF José Leopoldo Rauber – 3º Lugar na olimpíada Palco do Saber

    EMEF Leonel Brizola – Destaque no Concurso de Redação “O Brasil nos Jogos Olímpicos 2016”

    EMEF Luiz Scroeder – Projeto Tributação e Cidadania

    EMEF Rio Branco – Projeto As fases da Adolescência, em parceria com a Afubra

    EMEF Felippe Becker – Projeto Agrinho