Coordenadora da pasta na Capital das Gincanas explica que há anos há mais vagas no FGTAS/Sine do que procura
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, coordenada por Gabriela Ferreira, tem a agência FGTAS/Sine vinculada à sua pasta e, em entrevista na Arauto News, destacou que há alguns anos a equipe tem observado que há mais vagas de emprego do que a procura, especialmente de pessoas qualificadas nas áreas buscadas pelas empresas.
Por isso, um movimento foi intensificado há um ano e meio, quando o Município participou do RS Qualificação para desenvolver cursos de acordo com a necessidade do mercado de trabalho de Vera Cruz, explicou Gabriela.
“Não queremos manter o assistencialismo. Nosso objetivo é inserir, é dar autonomia. Sabemos que é importante o programa de auxílio, de renda, mas queremos oferecer oportunidades”, frisou. Em 2024 foram desenvolvidos cinco cursos e agora estão abertas as inscrições para outros dois, que iniciam em fevereiro: eletricista predial e logística e gestão de estoque, com 15 vagas em cada, numa parceria com Senai e Senac.
A intenção, reforça Gabriela, é capacitar a mão de obra para oferecer à indústria, ao comércio, assim como possibilidades a quem quer empreender. “Vivemos pandemia, enchente, estiagem, granizo. Tivemos muita oferta de benefícios sociais e agora precisamos fazer o trabalho inverso: tirar dessas pessoas a ideia que precisam desse benefício. Fortalecer a autonomia. E estamos fazendo força-tarefa para atender as empresas, para qualificar mão de obra”, sublinhou a Coordenadora da pasta social.
De olho no Bolsa Família
Também para reduzir a dependência dos programas sociais, Gabriela compartilhou que a equipe está fazendo uma averiguação em todos benefícios sociais como o Bolsa Família, principalmente dos homens entre 18 e 40 anos em idade de trabalho que recebem os R$ 600 do Bolsa. Com visitas domiciliares, cruzando dados, ela acredita que muitas vezes há beneficiários que não buscam um trabalho efetivo com carteira assinada com receito de perder esse valor.
Notícias relacionadas
“Vamos deixar 100% das ruas calçadas, é a nossa meta”, diz o Secretário de Obras de Rio Pardo
Restam cerca de 38 vias para serem pavimentadas na área urbana e objetivo é concluir até o fim do mandato
Trecho de Linha Andréas receberá nova camada asfáltica
Reparos estão sendo feitos a partir do trevo da Kopp até a captação de água e dali até a Cascata Cantinho Colonial
Pandemia ainda impacta educação no Brasil, aponta estudo
As informações são do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta quinta-feira (16)
ARAUTO REPÓRTER UNISC 16 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Expocande 2025 vai ter exposição, feira de negócios e shows nacionais. ➡️ Vera Cruz vai receber 45 novas moradias nos próximos meses ➡️ Investimento em hemodiálise na Região Carbonífera vai reduzir deslocamento…