Parque Municipal Jurema Tornquist sediou no fim de semana espetáculo de amor pela cultura do Rio Grande do Sul
Por entre o gramado do Parque Municipal Jurema Tornquist, os tradicionalistas mateavam, trocavam prosas e se preparavam para as laçadas. Grupos de diversas cidades acamparam e prestigiaram a 44ª edição do Rodeio Estadual do CTG Herança Farroupilha, de Linha Henrique D’Ávila. O espetáculo que perpetua a tradição gaúcha ocorreu da tarde de sexta-feira, dia 13, até pouco antes do entardecer de domingo, dia 15. O número de participantes superou as expectativas inicias, de acordo com o patrão Luiz Fernando Porcher. Foram 88 equipes. O público se manteve o mesmo da edição anterior e vinha com o intuito de seguir os costumes gaudérios e incentivar às novas gerações às provas de rodeio.
Bastava um olhar por entre os acampamentos para perceber que a culinária gaúcha estava presente. Muito fogo de chão e churrasco na brasa. Não faltou também o tradicional carreteiro – um dos pratos preferidos do gaudério. Na noite de sábado, para rememorar os bailes gaúchos, prendas e peões dançaram as clássicas no palco do Parque Municipal. O baile foi animado pelo Quarteto Gente Gaudéria, de Vera Cruz.
Durante todo o fim de semana, gaúchos e gaúchas de todas as idades competiram nas diversas categorias do rodeio. A mais disputada foi a dupla de rodeio, com três forças: A, B e C. Foram mais de 200 participantes. Também a que levou muitos competidores à pista foi a taça empresa. De acordo com Porcher, a prova contou com um número expressivo de participantes e foi bem disputada.
SEMPRE PRESENTE
Quem mais uma vez marcou presença foi o pessoal do CTG Candeeiro da Amizade. Como forma de pagar visita e convidar os tradicionalistas para o rodeio que será promovido no fim deste mês pela entidade, dezenas de gaúchos acamparam e competiram nas laçadas. No domingo pela manhã, sentados ao lado do ônibus do grupo estavam Vitória Freitas, de 18 anos, e os amigos Geovane Schroeder, com o filho Henrique Augusto Schroeder, e o casal Daniel e Michele Schroeder. Geovane e Daniel são irmãos e têm as lidas campeiras como paixão em comum. Este grupo de amigos está junto há cerca de quatro anos e sempre que possível acompanha os rodeios.
A matéria completa está na edição impressa do Jornal Arauto desta terça-feira.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos