Geral

Anvisa aprova registro de remédio à base de maconha pela 1ª vez no Brasil

Publicado em: 16 de janeiro de 2017 às 12:51 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:41
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Exame e G1
  • Foto: OpenRangeStock/Thinkstock
    compartilhe essa matéria

    Metatyl é indicado a adultos com espasticidade (rigidez muscular excessiva) relacionada à esclerose múltipla

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou nesta segunda-feira o primeiro medicamento à base de Cannabis sativa, a planta que dá origem à maconha, no Brasil. O medicamento específico Mevatyl (tetraidrocanabinol (THC), 27 mg/mL + canabidiol (CBD), 25 mg/mL) será fabricado pela GW Pharma Limited – Reino Unido e distribuído no Brasil pela Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda na forma de spray.

    O produto é indicado para tratar espasticidade – rigidez excessiva dos músculos – em pacientes com esclerose múltipla.  Segundo a nota técnica do registro, a eficácia do medicamento foi testada em estudos clínicos com mais de 1,5 mil pacientes. O remédio foi aprovado em outros 28 países, onde tem o nome comercial de Saltivex.

    No Brasil, o Mevatyl será comercializado com uma tarja preta e sua compra será condicionada à prescrição médica. Até então, a Anvisa somente liberava a importação de medicamentos à base de Cannabis sativa comprados em outros países, mas não havia um produto dessa categoria com registro no país. A Anvisa alerta que o medicamento não é indicado para tratar epilepsia nem pode ser consumido por pessoas com menos de 18 anos.