Covid 19

Reunião virtual definirá nesta quarta-feira os novos protocolos da cogestão para a região

Publicado em: 15 de dezembro de 2020 às 15:55 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 07:46
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Com o retorno da cogestão no Estado, Amvarp quer adequar o modelo apresentado em agosto

    A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) reúne-se nesta quarta-feira (15) para discutir ajustes no plano de cogestão do Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. O modelo que havia sido suspenso pelo Governo do Estado passou novamente a ser permitido ontem. A intenção, conforme o presidente Paulo Butzge, é ajustar detalhes do documento elaborado em agosto, a fim de atualizar as regras de acordo com os decretos atuais. 

    Embora a região de Santa Cruz do Sul já esteja automaticamente na cogestão desde a retomada do modelo, a preocupação da entidade é atualizar as regras, a fim de que elas coincidam com os últimos decretos publicados e que estejam de acordo com a situação atual. "Cogestão não significa flexibilização. Estamos fazendo um comparativo para realizar adequações. O trabalho é coordenado de maneira técnica pelo médico Marcelo Carneiro e os gestores dos municípios apenas analisam para aprovar ou não", explica. 

    A assembleia extraordinária da Amvarp está prevista para às 10h desta quarta-feira. Durante a reunião, a intenção é também discutir como seriam as regras de bandeira vermelha no modelo de cogestão, caso a região de Santa Cruz do Sul entre, em algum momento, em bandeira preta. "Na metade do ano nem cogitávamos bandeira preta, mas agora precisamos estar preparados. Caso não organizarmos em documento e entrarmos em bandeira preta, não poderemos utilizar as regras da bandeira vermelha", ressalta.