Pelo relato dos ouvintes é possível perceber o poder de sintonia que a 95,7 FM provoca em muitos lares e empresas
Neste feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, a Arauto FM 95,7 está de aniversário, comemora 13 anos. Iniciou às 5 horas da manhã de uma terça-feira, em caráter definitivo, depois de operar por 30 dias de forma experimental. A frequência 95,7 FM chegou aos vales do Rio Pardo e Taquari com uma proposta inovadora que sempre buscou aliar música, informação, entretenimento e proximidade com o público. E este público reconhece isso.
Nesses dias que antecederam o aniversário, a emissora lançou uma campanha para envolver seus ouvintes e buscar conhecer quando foi a primeira vez que ouviram a Arauto. Mais do que uma data, as respostas têm chegado repletas de sentimento, de conexões. Porque esse é o poder da rádio: marca a vida das pessoas ao acompanhá-las no seu dia a dia, no trabalho, nas conquistas, nas dores, nas mensagens, nos recomeços.
Claudia Simone Roseak Vargas, 37 anos, moradora do Bonfim, em Santa Cruz do Sul, por exemplo, é ouvinte da rádio nesses 13 anos de trajetória. Aliás, estava no período experimental ainda quando sua tia e sua mãe lhe indicaram: “ouve a rádio Arauto, é nova e só toca música boa. Desde então sintonizei na Arauto e não mudei mais de estação”, confessa.
“Morava ainda no interior de Santa Cruz e liguei o rádio procurando uma estação para arrumar a casa ouvindo, e desde então me apaixonei por essa energia que vocês têm. Me acompanharam em fases ruins, de recuperação de um transplante, na descoberta da minha gestação inesperada, mas desejada; em meio à recuperação do transplante…a rádio do coração da Maria Helena e minha”, descreveu, emocionada, a ouvinte Fabiana Amaral, de 44 anos, também moradora santa-cruzense.
A energia que a rádio tem é inegável, seja com as canções ou com a voz dos comunicadores que procuram transmitir mensagens de otimismo a quem escuta. Guilherme Thiago Kroth, de 27 anos, recorda que ouviu a primeira vez a Arauto FM enquanto trabalhava em uma empresa com carregamento e descarregamento e naquele dia tudo havia dado errado. Foi quando um colega pegou um radinho de pilha, recorda o santa-cruzense, e ligou na Arauto. “Começamos a cantar e ficamos mais tranquilos, começamos a trabalhar de novo”, recorda, comentando que depois disso tudo entrou nos eixos com mais leveza. “Essa foi a minha primeira vez e desde ali só escuto ela, a melhor: Arauto FM”, narra.
Já Márcia Raquel Machado, de 40 anos, de Vera Cruz, onde a rádio nasceu, conta que a primeira vez que escutou foi em 2015, quando estava de licença maternidade e começou a ouvir a rádio, “desde então me acompanha em todas as tardes, pois pela manhã estou no trabalho. Assim que chego em casa o dedo vai direto no botão do rádio”, diverte-se.
Moradora do bairro Várzea, em Santa Cruz, Claudete Vargas da Silva, 51 anos, compartilha que escuta a Arauto desde que começou a trabalhar na cozinha da escola Guido Herberts com sua amiga Tânia Kessler, que era e é ouvinte fiel da Arauto, depois ela se aposentou e a Marcia Sehnem foi trabalhar com ela na cozinha, e esse laço só se fortaleceu. “Agora chego na escola de manhã e o rádio já está a mil no último volume ligado na Arauto. Quando entro no carro o rádio já está sintonizado na melhor, amo as mensagens do dia que nos ajudam tanto em cada manhã a refletir e seguir em frente sempre. Muito obrigada, Arauto, por fazer parte de nossas vidas. Muitas vezes dançamos aqui na cozinha, cantamos, damos muitas risadas com esse grupo maravilhoso”, sublinha.
Edinéia Volz Wagner, 31 anos, de Linha Santa Cruz, inclusive se recorda da primeira festa de aniversário da rádio, com show de bandas em Vera Cruz. “Festas lindas e da companhia diária da rádio tanto no trajeto para o trabalho e retorno, quanto à companhia nas faxinas em casa, sempre com o rádio no último volume, sem falar do Palco Arauto na Oktoberfest, que dispensa comentários, melhor parte da Oktoberfest. Obrigada, Arauto, por fazer parte da nossa rotina sempre com ótimas músicas e notícias de relevância para nossa região”, frisou a ouvinte.
São milhares de mensagens, tornaria inviável, ainda que merecedoras, publicar todas elas por aqui, mas esses exemplos demonstram o carinho dos ouvintes para com a Arauto e o quanto essa proposta de levar boas energias, vibração, informação, movimento e coração, faz parte do DNA Arauto e arrebatou fiéis amigos, que sintonizam diariamente a 95,7 FM e fazem dela um pedacinho de sua vida, de sua família.
Para o diretor-presidente do Grupo Arauto, Luis Carlos Dhiel, o sentimento é de gratidão. “Embora tenhamos enfrentado variados desafios, todos inerentes ao empreendimento, avalio que o esforço está sendo recompensado pelo sucesso alcançado nestes 13 anos da Arauto 95,7. A emissora está alicerçada nos melhores propósitos, foi capaz de reunir talentosos profissionais e nesses anos soube conquistar a simpatia popular, com os ouvintes se multiplicando e os anunciantes reconhecendo a Arauto como rádio capaz de proporcionar o retorno almejado a partir dos investimentos publicitários.
Naturalmente a obra continua inacabada. Sempre faremos os ajustes necessários para ampliar a expressão que alcançou, buscando superar a expectativa das milhares de pessoas que se identificam com a Arauto num nível que a tem como companhia indispensável. Isso é gratificante demais, ainda que nos legue uma responsabilidade gigante. Haveremos de continuar tendo nossa caminhada iluminada para enxergarmos as oportunidades de solidificar ainda mais a Arauto 95,7. Somos gratos. Muito gratos”, frisou.
Notícias relacionadas
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Evento destacou as potencialidades do Estado para avançar em parcerias com os chineses
Cusco 2024 vai premiar trabalhos produzidos por alunos dos cursos de Comunicação da Unisc
Evento acontece no Barbudas Bar, no dia 6 de dezembro
Ação comunitária será realizada no Bairro Battisti neste sábado
Evento ocorre na Quadra de Esportes do bairro, das 13h30 até 16h