Medida beneficiará mais de 23 mil professores e cerca de 200 especialistas em educação
O governador Eduardo Leite anunciou, nesta terça-feira (15), a retomada das promoções na carreira do magistério, algo que não ocorria há uma década. A medida beneficiará mais de 23 mil professores e cerca de 200 especialistas em educação.
A previsão é de que 81% dos professores que cumpriam os requisitos legais possam ser promovidos. Para concorrer, é preciso ser servidor efetivo da Rede Estadual, ter concluído o estágio probatório e possuir interstício mínimo de três anos de serviço na classe atual da categoria.
“O governo reitera e renova o seu compromisso com os educadores. A nossa gestão foi responsável por colocar os salários em dia, reestruturar a carreira do magistério (pagando o piso nacional), e reajustar o valor do vale-alimentação, entre outras medidas em benefício dos professores”, recordou Leite durante reunião com secretários de Estado nesta terça. “Sabemos que ainda é preciso mais, mas avançamos e seguiremos nessa direção para construir um futuro com mais educação e oportunidades para todos.”
Leia também
As promoções serão realizadas em duas etapas: a primeira metade dos servidores será promovida em 2025; a segunda, em 2026. Com isso, o governo estima um impacto financeiro de R$ 19,1 milhões em 2025 e R$ 61,5 milhões em 2026. O processo de avaliação levará em consideração critérios de antiguidade e merecimento, conforme as regras estabelecidas pela Lei N.º 6.672/74 e suas alterações.
A titular da Secretaria da Educação (Seduc), Raquel Teixeira, parabenizou os professores pela data, enfatizando que é preciso recompensar o esforço de atualização e aprimoramento na profissão. Raquel destacou ainda as oportunidades que a Seduc proporciona para capacitar os professores. “O oferecimento de cursos de formação continuada e a criação de um Centro de Desenvolvimento Profissional, ações deste governo, valorizam o professor, pois estamos apoiando-o para conquistar o objetivo de que seus alunos aprendam e sejam cidadãos”, afirmou.
A carreira do magistério estadual está estruturada em seis classes, que vão de A a F, além de seis níveis de habilitação. As promoções ocorrem de classe a classe, avançando no quadro de forma a incentivar a permanência dos profissionais da educação no serviço público.
Notícias relacionadas
Comunidade de Pinheiral quer atenção às demandas de mobilidade com a duplicação da RSC-287
Mathias Bertram, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral, busca diálogo para inserir ajustes ao projeto da concessionária
Sine Santa Cruz mais de 40 vagas de emprego disponíveis
Interessados devem ir até a Sala Comunitária da Câmara de Vereadores
Colégio Mauá realiza formatura de 128 alunos do Ensino Médio neste sábado
A cerimônia ocorre no teatro do educandário, a partir das 19 horas
ARAUTO REPÓRTER UNISC 12 de Dezembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Comerciários protestam contra o trabalho aos domingos em Santa Cruz. ➡️ PRIMEIRO Desfile da Christkindfest leva mundo encantado do Natal à Marechal Floriano. ➡️ Receita Estadual divulga índices definitivos de rateio do…