34ª edição da Festa da Alegria terá o tema Santa Cruz: nossa terra, nossa gente
Santa Cruz respira Oktoberfest. No encerramento oficial da 33ª edição, o tema da próxima já foi divulgado. Santa Cruz: nossa terra, nossa gente vai nortear a Festa da Alegria de 2018. Neste ano, foram 15 dias de evento, encerrados neste domingo (15). Mas, desde já, detalhes para o outubro do ano que vem já são definidos.
Os professores Nestor Raschen e Mártin Brackmann Goldmeyer são os responsáveis pela pesquisa do tema. De acordo com eles, desde que os primeiros imigrantes alemães chegaram a Picada Velha, no dia 19 de dezembro de 1849, o povoado iniciou um processo de desenvolvimento econômico que rapidamente elevou a Colônia à condição de Freguesia e, em seguida, aconteceu a emancipação política. “O tema Santa Cruz: nossa terra, nossa gente! quer celebrar e comemorar estas grandes conquistas no ano em que completa 140 anos de emancipação política e administrativa”, salientou Raschen.
Regadas de emoção, o trio de soberanas, durante a despedida, agradeceram o carinho que o público e a comissão organizadora transmitiram para elas. Thartieri Assmann, Milena Rachor e Mylena Gehrke se despediram do público, salientando o sonho que se tornou realidade.
O presidente da 33ª Oktoberfest, Djalmar Marquardt, destacou que, não importa quem seja o presidente em 2018, a comissão vai continuar se esforçando por um evento cada vez melhor. O prefeito Telmo Kirst pediu um Prosit e falou da alegria de Santa Cruz sediar uma das maiores festas do Rio Grande do Sul.
No encerramento, ainda foi divulgado o site da 34ª Oktoberfest. Você pode conferir clicando aqui.
Vai deixar saudades
Durante 12 dias, o Parque da Oktoberfest reservou aos visitantes uma intensa programação artística e cultural, dentro do tema da 33ª edição: Arte, Tradição e Fé. Foram dezenas de apresentações de danças folclóricas, no Pórtico e no Palco LIC, dentro do Projeto Arte em Movimento; rondas folclóricas pelo parque; bandas itinerantes; jogos germânicos; Torneio de Stocksport; Encontro de Corais; celebrações religiosas; aulas de gastronomia e língua alemã; e Olimpíada Rural. Os dois desfiles de carros alegóricos, realizados nos dois domingos, 8 e 15 de outubro, reuniram mais de 2,5 mil figurantes e cerca de 70 mil espectadores no centro da cidade. “É uma das atrações mais esperadas pelos visitantes e pela comunidade e que novamente foi um grande sucesso. Só temos a agradecer a todos que prestigiaram”, completa Marquardt.
Novidades – Os visitantes da 33ª Oktoberfest tiveram a oportunidade de prestigiar diversas apresentações que tinham como intuito evidenciar as tradições dos imigrantes alemães. Entre as novidades desta edição estava o Projeto Arte em Movimento, classificado como parte artístico-cultural de evento no sistema Pró-Cultura RS da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O objetivo era resgatar e apresentar atividades incorporadas à cultura alemã, com destaque para as linguagens artísticas como a dança, a música e o teatro. No total, o projeto contou com cerca de 90 apresentações e teve o apoio do Centro Cultural 25 de Julho, Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz e projeto Bandas Típicas, bem como o patrocínio da Philip Morris.
Língua Alemã – Uma das atrações culturais da 33ª Oktoberfest foi a Escola de Língua Alemã, realizada pela Escola Auf gut Deutsch de Santa Cruz do Sul. As atividades tiveram o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e proporcionaram aos visitantes uma oportunidade de contato direto com a língua. “As aulas foram muito dinâmicas e contemplaram escrita e pronúncia, o que é muito interessante”, comentou a professora e diretora da Escola Auf gut Deutsch, Jaqueline Bender. As aulas foram embasadas na temática da 33ª Oktoberfest: Arte, Tradição e Fé, abordando a tradição dos Wandschoner, panos de paredes bordados a mão. “Tivemos alunos de todos os lugares e, a ideia, foi de transmitir esta arte para eles. As turmas adoraram, eram animadas e interagiram muito”, enfatizou a professora.
Olimpíada – A grande novidade da 3ª edição da Olimpíada Rural da Oktoberfest foram as etapas classificatórias no interior do município, em julho e agosto, nas localidades de Linha João Alves, Monte Alverne e Rio Pardinho. Em cada uma delas foi classificada uma equipe de 16 integrantes, que competiram as finais com as 11 equipes da Liga Integração de Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). As finais aconteceram durante a Festa da Alegria, nos dois domingos, 8 e 15 de outubro. “A Olimpíada Rural tem por finalidade promover a integração social entre as equipes, estimular o espírito participativo e desenvolver aspectos culturais e recreativos”, declarou o presidente da festa, Djalmar Ernani Marquardt.
A grande campeã geral ficou a equipe União, seguida do Futebol Clube Rio Pardinho, Linha Nova, São José e Juventude. Como premiação, os grupos receberam troféus. Na classificação por modalidade venceram: Juventude (Bolão de Mesa), Avante (Bola Presa), Aliança (Corrida de Saco), F.C Rio Pardinho (Corrida Carrinho de Mão), Rio Pardinho – Mercado das Pulgas (Trocar Roda de Carroça), Linha Nova (Serrar Lenha) e União (Cabo de Guerra). Cada equipe recebeu troféu e medalhas para cada atleta. A atração cultural foi promovida pela 33ª Oktoberfest em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, apoio da Lifasc e patrocínio da Sicredi Vale do Rio Pardo.
Notícias relacionadas
Saiba como preparar uma viagem segura para curtir as férias com as crianças
Com um planejamento adequado dá para organizar as férias com os cuidados necessários para ter uma viagem tranquila e livre de preocupações
Diocese de Santa Cruz anuncia transferências
As novas funções devem ser assumidas até o fim de fevereiro. Saiba quem são os párocos confirmados em cinco municípios
Após alerta de abordagem a crianças, Grupo Escoteiro esclarece atuação
Circulou nas redes sociais que pessoa pudesse estar usando o movimento para dialogar com menores, mas diretora de um grupo comunitário desmentiu
Campanha arrecada material escolar em Vera Cruz
Mochilas, cadernos, estojos e lápis de cor estão no topo das demandas, assegura a equipe do Programa Primeira Infância Melhor