Geral

Venâncio-airense é responsável por traduzir obra italiana

15 de setembro de 2016
  • Por
    Letícia Tais Dhiel
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Ela conheceu o autor durante os anos que viveu em Roma, Biella e Veneza

    Ottavio, a história de um imigrante italiano, é uma obra do escritor italiano Marco Petrin, e foi lançado nas feiras do livro de Venâncio Aires, Lajeado e Santa Cruz do Sul. Com nove anos residindo na Itália, a venâncio-airense Gabriele Becker teve a oportunidade de traduzir a obra para o português. Ela conheceu o autor durante os anos que viveu em Roma, Biella e Veneza. Se tornou amiga da família. De volta ao Brasil, Gabriele tem representado o autor em feiras literárias.

    “Convidei o Petrin para vir ao Brasil fazer a divulgação, porém neste primeiro momento não foi possível”, destaca Gabriele. A tradutora diz estar honrada por ter feito parte do livro, que conta a vida do personagem Ottavio. “É um romance muito bom que pode ser lido por qualquer pessoa, não necessariamente por imigrantes italianos. A obra também é uma experiência de renovação e resgate pessoal”, afirma.

    Petrin é formado em Direito, produtor esportivo e escritor. Redigiu o livro com o intuito de contar a história de um imigrante italiano, como vivia antes de imigrar e como eram as suas viagens. Além disso, o título traz pesquisas feitas pelo autor, ressaltando as histórias das famílias imigrantes na Itália. Lançado em 2012 na Europa, chegou ao Rio Grande do Sul neste mês e depois do lançamento nas feiras da região, será a vez da feira do Livro de Porto Alegre, em novembro.

    Resumo do livro

    Na Padova do fim do século XIX, as dificuldades econômicas e a pobreza obrigam Maria a fazer uma dolorosa escolha: entregar o pequeno Ottavio – fruto da violência de Vittorio, filho do patrão – aos cuidados de um orfanato onde será educado e cuidado por um padre iluminado e sensível.

    Deste dramático evento nasce uma narração que põe em paralelo a existência dos três protagonistas, até que a sucessão e coincidências imprevistas dos acontecimentos, os colocará frente a frente e todos perante à verdade. No estreito final, em uma crescente tensão narrativa e emotiva, se manifesta a solução inesperada das suas vidas que reservará a eles uma segunda ocasião, um resgate.