Polícia

Casal de Venâncio Aires é alvo de operação da Polícia Federal

Publicado em: 15 de agosto de 2023 às 08:27 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 11:58
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Capital do Chimarrão e em outros dois municípios

    Um esforço conjunto entre a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação Vitrine On-line buscando desarticular um esquema de venda de produtos ilicitamente introduzidos em território nacional por meio de plataformas de marketplace. Sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios gaúchos de Venâncio Aires e Lajeado, além de Cipó, localizado na Bahia.

    A investigação teve início em setembro de 2020, após informações recebidas pela Polícia Federal indicarem que um casal residente em Venâncio Aires estaria envolvido no crime de descaminho, caracterizado pela internalização de produtos estrangeiros em território nacional sem o pagamento devidamente regularizado de tributos. A suspeita é de que esses produtos eram posteriormente comercializados por meio de plataformas digitais, abrangendo uma variedade de itens, como equipamentos eletrônicos, relógios, perfumes e bebidas.

    Ao longo das investigações, os agentes da PF e da Receita Federal identificaram indícios consistentes que apontam para a participação do casal no esquema ilegal. A Operação Vitrine On-line busca coletar provas adicionais que possam subsidiar o avanço das investigações e a devida responsabilização dos envolvidos.

    No total, estão sendo cumpridos 44 mandados judiciais nos estados do Rio Grande do Sul e da Bahia. Além dos mandados de busca e apreensão, estão sendo executadas ordens judiciais para o sequestro de um imóvel e veículos, bem como o bloqueio de valores em contas bancárias ligadas aos investigados. Medidas cautelares de caráter pessoal, como a proibição de ausentar-se da comarca e a apresentação periódica em juízo, também estão sendo aplicadas.