Diante do resultado, organizadores já projetam novas melhorias no espaço
O Pavilhão da Agroindústria Familiar Leci Seibeineichler da 17ª Fenachim foi palco de um marco histórico para os produtores rurais de Venâncio Aires e da região. Durante os nove dias de evento, os expositores comemoraram um crescimento de 63,41% no volume de vendas em comparação com a edição anterior da festa, realizada em 2022.
Foram ofertados 23 espaços/box para comercialização e exposição de produtos alimentícios e bebidas para 21 agroindústrias familiares (sucos, destilados, massas e pastéis, panificados (cucas, bolachas e pães), derivados de cana (cachaça, melado e rapaduras), aipim e chips, embutidos, conservas vegetais e schmiers, mel e derivados do leite (queijo e doce de leite); três de artesanato (cuias, Tecelagem em lã de ovelha e artesanato em madeira); e o Grupo de Semente e Mudas Crioulas. Ainda, um espaço para degustação, oito espaços para floriculturas e viveiros, um espaço para turismo e abelhas sem ferrão, além do espaço institucional às cinco entidades coordenadoras, para receber autoridades e atender os expositores e visitantes.
O pavilhão, que recebeu melhorias nos espaços, na cozinha, pintura, e telhado novo, ficou a cargo da Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Cooperativa dos Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova), com o apoio da Afenachim. De acordo com o coordenador da Comissão da Agroindústria Familiar, Vicente Finn, a receita gerada no espaço ultrapassou todas as expectativas, consolidando o pavilhão como um dos mais visitados e movimentados desta edição.
“Quero agradecer pelo empenho das entidades e dos colaboradores do pavilhão, porque este resultado é motivo de orgulho e comprova que o consumidor está cada vez mais atento à procedência dos alimentos e à valorização do que é feito com cuidado e tradição. O pavilhão foi uma vitrine para o que a agroindústria familiar tem de melhor. As vendas deste ano resultaram no valor total de R$ 331.820,00, e a previsão de venda futura pode chegar a 20%”, afirmou Vicente Finn.
O sucesso do pavilhão da agroindústria familiar também reforça a importância de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor. A Fenachim tem se consolidado como uma plataforma de visibilidade e geração de renda para os pequenos produtores, sendo um espaço estratégico para a conexão entre o campo e a cidade. Com um balanço altamente positivo, os organizadores já projetam novos investimentos e melhorias para a próxima edição da Fenachim que ocorre em 2026.
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