Polêmica teve início após vídeo divulgado nas redes sociais. Hospital São Sebastião Mártir também se manifestou sobre o caso.
A Secretaria de Saúde e o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires divulgaram uma nota na manhã de hoje (15), após uma denúncia de supostas falhas no atendimento a uma paciente, que estaria apresentando sintomas da Covid-19. A polêmica iniciou na noite desta terça (14), através de um vídeo publicado nas redes sociais e que gerou repercussão na comunidade.
Na publicação, a paciente afirma que após ter sentido dores no corpo e falta de ar, foi procurar atendimento no Centro Respiratório, montado no Pavilhão São Sebatião Mártir e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lá, ela teria recebido medicação e sido orientada a permanecer em isolamento em casa, sendo que deveria retornar em caso de piora.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que "não houve nenhuma falha no protocolo em nenhum dos três atendimentos recebidos pela paciente na rede municipal de saúde" e que ambos foram realizados de forma correta, seguindo o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e respeitando medidas orientativas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
Além disso, afirmou que a Vigilância Epidemiológica está monitorando a paciente e os familiares, para acompanhar qualquer evolução do caso. “Conforme o protocolo oficial do novo coronavírus, os procedimentos são exatamente estes, sendo que o paciente só é testado para a Covid-19 caso apresente insuficiência respiratória e esteja em tratamento no Hospital. Com o vírus de forma comunitária, não é mais orientado pela OMS o teste para pacientes em outros quadros”, diz a nota.
Ainda, segundo o esclarecimento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a forma da divulgação do caso nas redes já está sendo investigada para que os autores possam ser responsabilizados.
Manifestação do Hospital
O Hospital São Sebastião Mártir também se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, esclarece que "a paciente apresentava saturação de 100% em ar ambiente e sintomas gripais, sem sinais de gravidade clínica. Foram prescritos medicamentos, orientada e compromissada a permanecer em isolamento domiciliar, bem como a retornar em caso de agravamento, sintoma novo ou não resolução do quadro”.
Além disso, o HSMM lamentou a "forma irresponsável" de como a situação foi exposta, com a "pretenção de gerar pânico e tumulto na comunidade, desacreditando os serviços de saúde Pública prestados à população". Assim como a Secretaria de Saúde, o HSSM disse que já está "tomando as medidas judiciais cabíveis". A nota ainda destaca que o "Hospital São Sebastião Mártir e a Unidade de Pronto Atendimento permanecem, mais do que nunca, comprometidos com o cuidado e com a Saúde de nossa população”, finaliza a direção.
Confira as notas na íntegra:
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade