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Secretaria de Saúde divulga nota sobre denúncias de supostas falhas de atendimento a paciente em Venâncio Aires

Publicado em: 15 de abril de 2020 às 13:15 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:36
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
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    Polêmica teve início após vídeo divulgado nas redes sociais. Hospital São Sebastião Mártir também se manifestou sobre o caso.

    A Secretaria de Saúde e o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) de Venâncio Aires divulgaram uma nota na manhã de hoje (15), após uma denúncia de supostas falhas no atendimento a uma paciente, que estaria apresentando sintomas da Covid-19. A polêmica iniciou na noite desta terça (14), através de um vídeo publicado nas redes sociais e que gerou repercussão na comunidade.

    Na publicação, a paciente afirma que após ter sentido dores no corpo e falta de ar, foi procurar atendimento no Centro Respiratório, montado no Pavilhão São Sebatião Mártir e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lá, ela teria recebido medicação e sido orientada a permanecer em isolamento em casa, sendo que deveria retornar em caso de piora. 

    Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que "não houve nenhuma falha no protocolo em nenhum dos três atendimentos recebidos pela paciente na rede municipal de saúde" e que ambos foram realizados de forma correta, seguindo o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e respeitando medidas orientativas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

    Além disso, afirmou que a Vigilância Epidemiológica está monitorando a paciente e os familiares, para acompanhar qualquer evolução do caso. “Conforme o protocolo oficial do novo coronavírus, os procedimentos são exatamente estes, sendo que o paciente só é testado para a Covid-19 caso apresente insuficiência respiratória e esteja em tratamento no Hospital. Com o vírus de forma comunitária, não é mais orientado pela OMS o teste para pacientes em outros quadros”, diz a nota.

    Ainda, segundo o esclarecimento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a forma da divulgação do caso nas redes já está sendo investigada para que os autores possam ser responsabilizados.

    Manifestação do Hospital

    O Hospital São Sebastião Mártir também se manifestou sobre o ocorrido. Em nota, esclarece que "a paciente apresentava saturação de 100% em ar ambiente e sintomas gripais, sem sinais de gravidade clínica. Foram prescritos medicamentos, orientada e compromissada a permanecer em isolamento domiciliar, bem como a retornar em caso de agravamento, sintoma novo ou não resolução do quadro”. 

    Além disso, o HSMM lamentou a "forma irresponsável" de como a situação foi exposta, com a "pretenção de gerar pânico e tumulto na comunidade, desacreditando os serviços de saúde Pública prestados à população". Assim como a Secretaria de Saúde, o HSSM disse que já está "tomando as medidas judiciais cabíveis". A nota ainda destaca que o "Hospital São Sebastião Mártir e a Unidade de Pronto Atendimento permanecem, mais do que nunca, comprometidos com o cuidado e com a Saúde de nossa população”, finaliza a direção.

    Confira as notas na íntegra: