Em Charqueadas ele deve cumprir seu saldo de pena, em torno de 52 anos, por ataques a bancos e carros fortes
Considerado o maior assaltante de banco na década de 1990 no Rio Grande do Sul, o preso Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, foi transferido nesta quarta-feira (15) do Paraná para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). No local ele cumprirá seu saldo de pena, em torno de 52 anos, por ataques a bancos e carros fortes.O serviço foi comandado pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Susepe, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O preso chegou no fim da manhã em aeronave do Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Sob forte esquema de segurança, a escolta foi executada por doze agentes penitenciários da Divisão de Segurança e Escolta (DSE) da Susepe. Além disso, quatro viaturas operacionais foram usadas e mais duas viaturas da PRF para conduzir Papagaio até a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
Cerca de três meses depois de ir para o regime semiaberto, Papagaio não se apresentou no Patronato Lima Drummond, em Porto Alegre, no dia 8 de dezembro de 2017. À época, ele tinha autorização judicial para trabalho externo e saída temporária. No Paraná, ele cumpria pena desde 2018.
O retorno ao Estado atende a determinação do juiz Sidnei Bruzuska, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, expedida em dia 31 de março. “Esta operação foi possível graças à articulação da Seapen com a Secretaria de Administração Penitenciária do Paraná, que autorizou a permanência de Papagaio naquele Estado, até o momento de seu retorno ao RS”, explicou, Cesar Faccioli, secretário da Seapen.
Notícias relacionadas

Polícia Civil prende dois homens por tráfico em operação em Venâncio Aires
Um dos detidos era foragido da Justiça e já havia sido alvo de outra ação na última sexta-feira

Agricultor é absolvido de manter casal em condição análoga à escravidão
Processo contra Sérgio Volnei Dorr transitou em julgado; em 2020 ele chegou a ser preso em Venâncio Aires

Polícia Civil de Arroio do Tigre apreende veículo envolvido em atropelamento
Acidente vitimou dois homens no último domingo

PF deflagra operação contra investigados por assalto ao aeroporto de Caxias
Ofensiva conta com apoio da Brigada Militar e Polícia Penal do Rio Grande do Sul; 47 ordens judiciais foram cumpridas