Projeto ingressou na pauta e tramitou de forma urgente
Foi aprovado pro unanimidade o projeto do Executivo que autoriza o município a adquirir de vacinas contra a Covid-19. O projeto ingressou na pauta e tramitou de forma urgente.
Na justificativa do projeto, a prefeita Helena Hermany destaca que após eleita para o cargo de chefia deste Executivo local, antes mesmo de tomar posse, venho tratando junto à Famurs, AGCONP, GRANPAL e Governo do Estado para a aquisição de imunizantes. “No dia 1º de março de 2021, após reunião com a Secretaria de Saúde do Estado, Arita Bergman, protocolamos junto ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, pedido de Termo de Cooperação”.
Ela relata ainda que em 5 de março de 2021, também o município aderiu à frente organizada pela FAMURS e AGCINP – em conjunto com CISVALE – o interesse na aquisição dos imunizantes, mediante a assinatura de Termo de Ajuste Operacional. Também salienta que este mês, o município avançou com a realização de reunião junto ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Conselheiro Estilac Xavier, e o Procurador-geral de Justiça, Fábio Dallazen para debater acerca da segurança jurídica para a aquisição destes insumos.
Na ocasião, restaram relatadas as preocupações pertinentes a aquisição das vacinas, sendo: recursos financeiros para a compra, a responsabilidade da União pela aquisição e distribuição, a transparência na aquisição e o risco de os imunizantes serem requisitados pelo Ministério da Saúde.
Outro projeto aprovado foi o projeto de lei que dispõe sobre a limpeza pública – referente ao fechamento dos bueiros e a alteração da lei complementar que refere ao Código Tributário. O vereador Alberto Heck (PT) teve aprovado o projeto que dispõe sobre a publicação da relação de pessoas atendidas pelo programa de Vacinação e Imunicação contra a Covid-19. Já Gerson Trevisan (PSDB) teve aprovado o projeto que dispõe sobre a apresentação da Carteira de Vacinação quando da realização da matrícula escolar. O vereador Raul Fritsch (Republicanos) teve aprovado o projeto que proíbe o fechamento de bueiros. Já de autoria da Mesa da Câmara, foi aprovada a resolução que regulamenta o funcionamento das Frentes Parlamentares.
Informação
A vereadora Bruna Molz (Republicanos) apresentou um pedido de informação sobre a realização de vistoria no castramóvel. Alberto João Heck (PT) requer informações sobre a regularização para a cobrança do IPTU, as obras na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhard, o remanejamento de servidores municipais, obras na Rua Professor Christiano João Smidt, no Bairro Santo Inácio e a regularização do auxílio alimentação e do auxílio transporte.
O vereador Daiton Mergen (MDB) indica a criação e habilitação de rotas turísticas, a execução de melhorias no Corredor Caspary. Bruna Molz requer passe livre às gestantes no transporte coletivo, o transporte de animais domésticos no transporte coletivo municipal, a implantação de praça em Linha Santa Cruz. Também indica ao Governo do Estado o adiamento ou reparcelamento do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Raul Fritsch (Republicanos) requer melhorias no Corredor Goerck. Luizinho Ruas (PSD) indica a revisão da iluminação pública do Município, a canalização de rua sem denominação no Bairro Faxinal Menino Deus, o asfaltamento da Rua Parque Real, a colocação de bueiros na Rua Bruno Francisco Kliemann, a colocação de drenagem entre a Rua São José e a Rua Petrópolis, a limpeza na canalização da Rua Vereador Donato João Glesse, a execução de melhorias na Rua Lidovino Fanton, a realização do serviço de roçada ao lado do Presídio, que a RGE Sul Distribuidora de Energia S/A realize a troca de lâmpadas na Rua Dona Leopoldina.
Leonel Garibaldi (Novo) indica a prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Nicole Weber (PTB) indica a liberação das gestantes para trabalhar em home office, a revisão no sistema da escoamento de água na Rua Presidente Afonso Pena e a construção de abrigo de ônibus na Rua Canguçu.
Gerson Trevisan (PSDB) requer a pavimentação e colocação de bueiros na Avenida Melvin Jones e tornar bem visível os guard rails existentes na Avenida Melvin Jones. Também requer a retificação do calçamento em trajeto da Rua Senador Salgado Filho, o desentupimento dos bueiros em trajeto da Rua Senador Salgado Filho e o conserto da pavimentação na esquina da Rua Duque de Caxias com a Av. Gaspar Bartholomay, a apresentação da carteira de vacinação pelos alunos na matrícula, o tombamento do Santuário de Schoenstatt, o pagamento do 13º salário em março aos servidores municipais.
Rodrigo Rabuske (PTB) indica a implantação de nova e moderna parada de ônibus na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, a recuperação da estrada da Travessa Dona Leopoldina, a manutenção do con-aid em Rincão do Sobrado, a execução de melhorias na pavimentação asfáltica da Avenida Léo Kraether, a manutenção do con-aid na Travessa Rabuske, alimpeza e desassoreamento do Arroio Lajeado, a recuperação da Rua Bolívia. Também requer ao Poder Executivo e ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) a poda das árvores e limpeza nas margens da rodovia ERS-418.
Francisco Carlos Smidt (PSDB) requer a colocação de faixa de segurança para deficientes visuais no trevo da Souza Cruz, indica à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) a normalização do serviço de abastecimento de água na Rua Santa Cecília. Indica a instalação de “Academia ao Ar Livre” nas dependências da Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (ASAN).
Bruno Faller (PDT) indica o patrolamento da estrada de Arroio do Couto, a execução de melhorias na estrada Bruno Pritsch. Sérgio Moraes (PTB) indica a execução de melhorias na pavimentação da estrada Arroio do Couto, a limpeza nas margens da Avenida Willy Moraes, a limpeza e implantação de novos bueiros na ruas Barretos e Carlos Swarowsky, a execução de melhorias nas ruas João Ritter e Pereira Cabral, nas ruas Irmã Germana Rech e Irmã Elam Esteves.
O professor Cléber (DEM), subscrito por Nicole Weber (PTB) indicam a implantação do Programa Desembarque Seguro; o professor Cleber requer a colocação de container de lixo na Rua Alpestre.
Jair Eich (Progressistas) requer melhorias na Rua Carlos Swarowsky, a ampliação de horários no transporte coletivo.
Francisco Carlos Smidt, subscrito por Gerson Trevisan indicam a reabertura das atividades comerciais e de serviços não essenciais. Alberto Heck requer a implantação de acostamento na Avenida Léo Kraether e de travessia elevada na Rua Augusto Spengler, de acostamento na Estrada Geral de Linha João Alves.
Henrique Hermany (Progressistas) requer a inclusão dos Profissionais da Segurança Pública nos grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19.
Notícias relacionadas

Gabinete Online: iniciativa para recebimento de demandas tem mais de 100 participações
Projeto busca ampliar os meios de comunicação com os eleitores

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas