Geral

255 usuários disputam as 13 vagas para estacionamento exclusivo

Publicado em: 15 de março de 2017 às 18:43 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:10
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Conselhos Municipais estudam necessidade de ampliação e localização

    Os motoristas de Vera Cruz precisam ser rápidos para garantir uma vaga para estacionar o carro. Mesmo com a disputa cada vez mais acirrada, principalmente na área central, é preciso ainda destinar vagas  exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, conforme legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A lei determina que 5% do total das vagas de estacionamentos regulamentados de uso público devem ser destinadas aos idosos e 2% para pessoas com deficiência. 

    Para atender a determinação, o município, desde 2014, vem implantando vagas especiais exclusivas. Atualmente, são seis para idosos e sete para pessoas com deficiência, segundo aponta o coordenador do Departamento de Trânsito, Luis Teixeira. O número é pequeno se comparado ao número de cartões confeccionados – 226 cartões para idosos e 29 cartões para pessoas com deficiência.
    Para que tanto idosos quanto pessoas com deficiência possam usufruir dos espaços, é necessário portar o cartão. Mesmo que a procura para a confecção seja maior do que o número de vagas, a comunidade vera-cruzense tem respeitado os estacionamentos exclusivos. 

    FLAGRAS
    A equipe de reportagem acompanhou na tarde de ontem como se comportavam os motoristas em relação às vagas exclusivas. Foi possível constatar que os condutores, de modo geral, respeitam os espaços, não estacionando sem haver o cartão. Dois condutores foram flagrados. Um, de 58 anos, que estacionou em uma vaga para idoso em frente ao Banco do Brasil. O condutor vale-solense alegou ter sido por pouco tempo e não costuma estacionar nas vagas destinadas aos idosos. Outro, havia estacionado em vaga para pessoa com deficiência em frente ao Sicredi e não havia cartão visível.

    Confira a matéria completa na edição desta quinta-feira do Jornal Arauto.