Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Com laboratórios e oficinas modernas, nova unidade do Senai deve atender 600 alunos em Venâncio Aires

    Publicado em: 15 de fevereiro de 2025 às 19:00 Atualizado em: 17 de fevereiro de 2025 às 13:12
    Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Estrutura foi inaugurada recentemente no Bairro Aviação

    O Sistema Fiergs inaugurou recentemente a nova sede do Senai Frederico Closs, localizada no Bairro Aviação, em Venâncio Aires. Com estrutura moderna e inovadora, a escola atenderá aproximadamente 600 alunos em três turnos, oferecendo um ambiente de aprendizagem tecnológico e alinhado às necessidades da indústria local.

    Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o diretor de operações do Senai Santa Cruz, Daniel Machado, explicou que a nova estrutura representa a concretização de um sonho de 31 anos. Segundo ele, a construção foi possível graças à parceria entre o Sistema Fiergs, empresários locais e a Prefeitura de Venâncio Aires, que cedeu o terreno para a edificação.

    “O Senai teve um papel muito forte na transformação da economia do município, fortalecendo o setor industrial, colocando uma diversificação para aquilo que é a matriz industrial de Venâncio Aires. A gente sabe que temos uma indústria um pouco mais diversa, por exemplo, com um polo metal mecânico importante para o estado do Rio Grande do Sul”, disse.

    O novo prédio ocupa uma área total de seis mil metros quadrados, sendo 1,5 mil metros quadrados de construção. A unidade conta com estrutura de atendimento e suporte administrativo, além de diversos laboratórios e oficinas projetados para a formação profissional de alta qualidade. Entre os destaques estão os laboratórios de informática, um deles móvel, equipado com notebooks e carrinho de carregamento, permitindo que seja levado para qualquer ambiente. Há ainda um espaço dedicado ao ensino de softwares de projetos.

    Na área de automação, a escola conta com um laboratório voltado à programação de CLPs, pneumática, hidráulica e conceitos da Indústria 4.0. Outro destaque é o Senai Lab, um espaço de inovação e criatividade onde alunos podem desenvolver protótipos e projetos multidisciplinares, atendendo às demandas reais da indústria.

    A estrutura também inclui uma oficina de eletroeletrônica, voltada para elétrica predial e industrial, com painéis de comando. Já a área metal-mecânica conta com espaço para soldagem, usinagem convencional e, agora, um moderno sistema de usinagem CNC, que retorna à grade de cursos da unidade para atender à forte demanda do setor industrial local.

    O diretor revelou que preocupados com a causa ambiental, a nova unidade conta com uma usina fotovoltaica composta por quase 100 placas solares, capaz de gerar até 50% da demanda energética do prédio. Além disso, há sistemas de coleta de água pluvial e um projeto arquitetônico com aberturas estrategicamente posicionadas para minimizar a incidência solar excessiva.

    Ouça a entrevista completa: