Tempo

Com 55 milímetros nos últimos 30 dias, região enfrenta efeitos da falta de chuva

Publicado em: 15 de janeiro de 2025 às 13:46
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Colaboração
    Mônica da Cruz
  • Foto: Arquivo/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em Venâncio Aires, por exemplo, aumentou o número de famílias que recebem água potável através de caminhão-pipa

    A escassez de chuvas nas últimas semanas já reflete em dificuldades para moradores e gestores públicos no Vale do Rio Pardo e em outras regiões do Rio Grande do Sul.

    Com apenas 55 milímetros acumulados entre 16 de dezembro de 2024 e 15 de janeiro de 2025, menos de um terço do volume registrado no mesmo período do ano anterior, de 178 milímetros, diversas localidades sofrem os impactos da estiagem prolongada. Os dados são de uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalada às margens da BR-471.

    A Prefeitura de Venâncio Aires intensificou a entrega de água potável para famílias do interior, ação coordenada pela Patrulha Agrícola da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). Desde o início do período seco, mais de um milhão de litros de água foram distribuídos para comunidades rurais que dependem de açudes e reservatórios para suprir suas necessidades básicas.

    Conforme o coordenador da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rodrigo Garin, um segundo caminhão deve entrar em funcionamento nos próximos dias, visando, desta forma, ampliar e agilizar o atendimento das famílias. “Já foi encaminhado a montagem do caminhão. Será um caminhão caçamba com caixa de transporte de 5 mil litros em cima, que consegue atender com mais rapidez as regiões onde os pedidos são mais próximos um do outro e próximos, também, dos locais de abastecimento”, salienta. A medida também havia sido implementada em 2023 e 2024.

    O cenário atual é agravado pela irregularidade das chuvas. Quase metade do acumulado nos últimos 30 dias ocorreu em uma única precipitação, em 1º de janeiro. Desde então, já são 13 dias consecutivos sem registro de instabilidade, uma sequência que dificulta a recuperação dos reservatórios. Para os próximos dias, o cenário apresenta uma leve melhora nas projeções climáticas. Nesta quarta-feira (15), há previsão de chuvas que podem acumular entre dois e quatro milímetros. Além disso, outros seis milímetros estão previstos para sexta-feira, seguidos de uma estimativa de oito milímetros no domingo.

    Leia também