Geral

Campanha contra aftosa termina dia 30 em Vera Cruz

Publicado em: 14 de novembro de 2016 às 14:48 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 10:50
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Jornal e Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Agricultores que não vacinarem seus animais até a data, vão ser multados

    Termina dia 30 de novembro, o prazo para vacinação contra febre aftosa, iniciada no dia 1º. Os produtores de gado devem imunizar o rebanho de zero a dois anos, inclusive aqueles animais que já foram vacinados na primeira etapa, realizada em maio. Em Vera Cruz, o rebanho estimado em 17 mil bovinos deve ter cerca de cinco mil cabelas de gado vacinados. 

    Após a redução no número de doses distribuídas por produtor sem custo, o Governo Federal anunciou agora que não haverá mais distribuição gratuita da vacina. Sendo assim, independente do número de animais, cada produtor terá que comprar as doses nas agropecuárias ou clínicas veterinárias que possuem. Em Vera Cruz, há apenas uma clínica veterinária que disponibiliza a vacina. Conforme o técnico agrícola da Inspetoria Veterinária de Vera Cruz, Daniel Bastos de Menezes, os produtores podem se unir para dividir doses, pois em cada frasco há 10 aplicações.

    MULTA

    De acordo com Menezes, mesmo após terminar a campanha, o agricultor vai precisar vacinar os animais. "Quem não tiver vacinado, vai ser procurado e uma multa será cobrada", diz. Segundo ele, é importante que os produtores não deixem para as últimas horas. Afinal, o estoque vai terminando e os locais para venda não vão fazer novos pedidos em grande quantidade. "O preço varia de R$ 1,70 a R$ 2,15. É importante para os animais e o município precisa atingir o índice esperado", salienta.

    LOCAIS DE VENDA

    Em Vera Cruz há apenas uma clínica veterinária, a Wazlawik, que possui a dose. Em Santa Cruz do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais também dispõe do medicamento. Na região, Rio Pardo e Candelária também possuem pontos de venda.

    Com informações do Jornal Arauto.