IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Desfile da Oktoberfest propõe uma viagem no tempo

Publicado em: 14 de setembro de 2024 às 08:02 Atualizado em: 14 de setembro de 2024 às 08:11
  • Por
    Portal Arauto
  • SÉRGIO ÁVILA E SUA EQUIPE COMEÇARAM A CONFECCIONAR O DESFILE EM JUNHO | GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Carros alegóricos iniciados em junho estão na fase final da decoração para encantar os visitantes da Festa da Alegria

    A contagem regressiva para a 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul começou. A festa que vai celebrar a imigração alemã, uma homenagem àqueles que chegaram ao Brasil há 200 anos e há 175 em Santa Cruz do Sul, também terá esse realce nos desfiles temáticos. O primeiro deles será em 13 de outubro, ou seja, falta pouco menos de um mês. No barracão onde o projeto do desfile é concebido pelo diretor artístico Sérgio Ávila e sua equipe, o trabalho está bem adiantado, na reta de finalização das alegorias. E dá para adiantar: são de encher os olhos.

    Como é costume, Sérgio gosta de manter alguns detalhes em segredo, para atiçar a curiosidade e atrair o público, mas adiantou que os desfiles contarão com 12 carros alegóricos que serão norteados por quatro eixos: esperança, fé, plantar e colher. Tudo vai começar pela chegada dos imigrantes do Rio Grande do Sul, com a embarcação que cruzou o mar e, ao chegarem, a procura por um chão para podem trabalhar e tirar da terra o sustento, o alimento e a nova vida. A simplicidade da vida rural será destacada, a estranheza com o novo, até se reunirem e conviverem em comunidade.

    O bicentenário da imigração tem um carro que homenageia as origens deste povo. E um novo módulo do desfile entra em cena com a presença desses imigrantes há 175 anos em Santa Cruz, com suas heranças culturais, como a Oktoberfest. Não faltarão a família Fritz, símbolo da festa, as soberanas e a evolução e Santa Cruz, que mantém muito de suas raízes germânicas e cresceu. A viagem no tempo, promete Sérgio, estará presente em imagens e até nos trilhos de trem. E como quem planta, colhe, deve celebrar a fartura com muitos brindes no final do desfile.

    Desfile grandioso e emocionante

    Pelo nono ano, Sérgio Ávila está à frente da direção artística do desfile, que neste ano reserva peças imponentes, muitas flores e cores para celebrar a vida. Mas também reserva um momento de emoção, de recomeço e resiliência, antecipa ele. Num ano marcado pela enchente histórica no Rio Grande do Sul, o cavalo Caramelo será protagonista de um dos carros, o da esperança. “Não tá morto quem luta e peleia”, destacou Sérgio, uma mensagem que deve ecoar pela Marechal Floriano e emocionar.

    A maior festa alemã do Estado ocorre de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro. Já os desfiles ocorrem aos domingos de manhã e iniciam nas ruas Ramiro Barcelos e Marechal Floriano, seguindo até o Parque da Oktoberfest, com a participação de mais de cinco mil figurantes e 12 alegorias.

    {relacionados}}