Carros alegóricos iniciados em junho estão na fase final da decoração para encantar os visitantes da Festa da Alegria
A contagem regressiva para a 39ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul começou. A festa que vai celebrar a imigração alemã, uma homenagem àqueles que chegaram ao Brasil há 200 anos e há 175 em Santa Cruz do Sul, também terá esse realce nos desfiles temáticos. O primeiro deles será em 13 de outubro, ou seja, falta pouco menos de um mês. No barracão onde o projeto do desfile é concebido pelo diretor artístico Sérgio Ávila e sua equipe, o trabalho está bem adiantado, na reta de finalização das alegorias. E dá para adiantar: são de encher os olhos.
Como é costume, Sérgio gosta de manter alguns detalhes em segredo, para atiçar a curiosidade e atrair o público, mas adiantou que os desfiles contarão com 12 carros alegóricos que serão norteados por quatro eixos: esperança, fé, plantar e colher. Tudo vai começar pela chegada dos imigrantes do Rio Grande do Sul, com a embarcação que cruzou o mar e, ao chegarem, a procura por um chão para podem trabalhar e tirar da terra o sustento, o alimento e a nova vida. A simplicidade da vida rural será destacada, a estranheza com o novo, até se reunirem e conviverem em comunidade.
O bicentenário da imigração tem um carro que homenageia as origens deste povo. E um novo módulo do desfile entra em cena com a presença desses imigrantes há 175 anos em Santa Cruz, com suas heranças culturais, como a Oktoberfest. Não faltarão a família Fritz, símbolo da festa, as soberanas e a evolução e Santa Cruz, que mantém muito de suas raízes germânicas e cresceu. A viagem no tempo, promete Sérgio, estará presente em imagens e até nos trilhos de trem. E como quem planta, colhe, deve celebrar a fartura com muitos brindes no final do desfile.
Desfile grandioso e emocionante
Pelo nono ano, Sérgio Ávila está à frente da direção artística do desfile, que neste ano reserva peças imponentes, muitas flores e cores para celebrar a vida. Mas também reserva um momento de emoção, de recomeço e resiliência, antecipa ele. Num ano marcado pela enchente histórica no Rio Grande do Sul, o cavalo Caramelo será protagonista de um dos carros, o da esperança. “Não tá morto quem luta e peleia”, destacou Sérgio, uma mensagem que deve ecoar pela Marechal Floriano e emocionar.
A maior festa alemã do Estado ocorre de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro. Já os desfiles ocorrem aos domingos de manhã e iniciam nas ruas Ramiro Barcelos e Marechal Floriano, seguindo até o Parque da Oktoberfest, com a participação de mais de cinco mil figurantes e 12 alegorias.
{relacionados}}
Notícias relacionadas
Portal Arauto vira case de sucesso em evento Google e ANJ
Apresentação de resultados ocorreu em São Paulo, na tarde desta terça-feira (26), diante de profissionais de todo país
Sine Santa Cruz divulga mais de 30 vagas de emprego disponíveis
interessados devem comparecer na Sala Comunitária da Câmara de Vereadores, na Rua Fernando Abott
Vereador propõe a substituição gradativa das tipuanas do Túnel Verde em Santa Cruz
Edson Azeredo deu mais detalhes do projeto durante entrevista ao programa Direto ao Ponto
Aturvarp indica com selo atrações turísticas do Vale do Rio Pardo
“Vale do Rio Pardo: Viva Esta Experiência” é um convite ao visitante, para promover os empreendimentos, rotas, eventos e potencialidades