Qualificação ministrada pelo Senar-RS numa parceria com a Prefeitura se encerra neste sábado (14) com 10 participantes
Iniciantes e produtores de mel experientes foram atraídos para um curso voltado para a Meliponicultura, prática de criação de abelhas sem ferrão, iniciado na quinta-feira (12) e que se encerra neste sábado (14) em Vale do Sol.
A programação atraiu 10 pessoas e tem parceria da Prefeitura com o Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que ministrou os encontros. No conteúdo programático, temas como histórico da meliponicultura e sua coevolução com o homem e com a natureza; diferenças entre espécies de abelhas sem ferrão; comparação entre a anatomia e a fisiologia de abelhas sem ferrão; organização social e comportamento; distribuição geográfica das abelhas sem ferrão no Brasil e regiões biogeográficas; tipos de ninhos; estruturas de colônias e materiais das estruturas (batume, própolis, cerume, geoprópolis); colmeias racionais; instalação do meliponário; alimentação suplementar; pragas, predadores e doenças; colheita e beneficiamento do mel e outros.
O responsável pelas inscrições e organização do curso foi o Lenio Augusto Trevisan, Técnico Agrícola do município e fã do assunto. Ele considerou o curso de grande importância, pois promove a prevenção ambiental, uma vez que as abelhas sem ferrão são polinizadoras, sendo essenciais para a reprodução de muitas plantas, incluindo espécies de grande importância ecológica e econômica. Também comentou que a prática da meliponicultura pode proporcionar uma fonte adicional de renda e o curso também ajuda a educar e sensibilizar as pessoas sobre a importância das abelhas para os ecossistemas.
Um dos participantes foi Rafael Schneider, morador de Vale do Sol e fascinado por criação de abelhas desde a infância. Além de possuir em casa, também e se inscreveu no curso para ir em busca de mais conhecimentos. Já havia feito outros cursos e disse que o mundo das abelhas é muito amplo, sempre tem coisas novas para aprender.
Notícias relacionadas
Portal Arauto vira case de sucesso em evento Google e ANJ
Apresentação de resultados ocorreu em São Paulo, na tarde desta terça-feira (26), diante de profissionais de todo país
Sine Santa Cruz divulga mais de 30 vagas de emprego disponíveis
interessados devem comparecer na Sala Comunitária da Câmara de Vereadores, na Rua Fernando Abott
Vereador propõe a substituição gradativa das tipuanas do Túnel Verde em Santa Cruz
Edson Azeredo deu mais detalhes do projeto durante entrevista ao programa Direto ao Ponto
Aturvarp indica com selo atrações turísticas do Vale do Rio Pardo
“Vale do Rio Pardo: Viva Esta Experiência” é um convite ao visitante, para promover os empreendimentos, rotas, eventos e potencialidades