VALE DO SOL

Criação de abelhas sem ferrão atrai produtores a curso

Publicado em: 14 de setembro de 2024 às 10:00
  • Por
    Portal Arauto
  • CURSO SOBE ABELHAS SEM FERRÃO ENCERRA NESTE SÁBADO | BRUNA LESSING/ASCOM PREFEITURA DE VALE DO SOL
    compartilhe essa matéria

    Qualificação ministrada pelo Senar-RS numa parceria com a Prefeitura se encerra neste sábado (14) com 10 participantes

    Iniciantes e produtores de mel experientes foram atraídos para um curso voltado para a Meliponicultura, prática de criação de abelhas sem ferrão, iniciado na quinta-feira (12) e que se encerra neste sábado (14) em Vale do Sol.

    A programação atraiu 10 pessoas e tem parceria da Prefeitura com o Senar-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que ministrou os encontros. No conteúdo programático, temas como histórico da meliponicultura e sua coevolução com o homem e com a natureza; diferenças entre espécies de abelhas sem ferrão; comparação entre a anatomia e a fisiologia de abelhas sem ferrão; organização social e comportamento; distribuição geográfica das abelhas sem ferrão no Brasil e regiões biogeográficas; tipos de ninhos; estruturas de colônias e materiais das estruturas (batume, própolis, cerume, geoprópolis); colmeias racionais; instalação do meliponário; alimentação suplementar; pragas, predadores e doenças; colheita e beneficiamento do mel e outros.

    O responsável pelas inscrições e organização do curso foi o Lenio Augusto Trevisan, Técnico Agrícola do município e fã do assunto. Ele considerou o curso de grande importância, pois promove a prevenção ambiental, uma vez que as abelhas sem ferrão são polinizadoras, sendo essenciais para a reprodução de muitas plantas, incluindo espécies de grande importância ecológica e econômica. Também comentou que a prática da meliponicultura pode proporcionar uma fonte adicional de renda e o curso também ajuda a educar e sensibilizar as pessoas sobre a importância das abelhas para os ecossistemas.

    Um dos participantes foi Rafael Schneider, morador de Vale do Sol e fascinado por criação de abelhas desde a infância. Além de possuir em casa, também e se inscreveu no curso para ir em busca de mais conhecimentos. Já havia feito outros cursos e disse que o mundo das abelhas é muito amplo, sempre tem coisas novas para aprender.

    Leia também