O evento foi realizado com alunos dos 7º, 8º e 9º anos da Escola Benno Breunig
Na manhã dessa terça-feira (13), integrantes do Grupo de Educação Fiscal de Venâncio Aires realizaram uma palestra com a temática tributária a convite da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig, do Bairro São Francisco Xavier. O evento, dirigido aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos, teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância dos tributos e a fiscalização do gasto público.
Conforme a fiscal tributária do Município, Roberta Schenkel Gomes, a iniciativa também teve como intuito mostrar a importância participação cidadã na gestão pública. Durante a palestra, foram abordados temas como controle social, orçamentos públicos e a importância dos impostos, com foco especial em tributos municipais, como IPTU e ISS, além de taxas, contribuições de melhoria e iluminação pública.
Leia também
“Essa ação educacional visa fomentar uma postura participativa e crítica nos alunos, promovendo a cidadania responsável e solidária. A Educação Fiscal busca engajar os estudantes na fiscalização e correta aplicação dos tributos, evidenciando seu papel como agentes de transformação na sociedade. Entender a função social dos tributos é fundamental para a qualidade de vida da população e para um futuro melhor, e a educação sobre esse tema contribui para a formação de cidadãos conscientes e ativos”, destaca Roberta.
De acordo com a fiscal tributária de Venâncio Aires, Carine Ferreira, que também acompanhou a palestra, discutir Educação Fiscal com os estudantes amplia a compreensão sobre a responsabilidade compartilhada na administração dos recursos públicos. “Através de práticas educacionais como essa, a escola se torna um espaço que prepara os jovens para uma participação efetiva e crítica na vida cívica, e que é essencial para o controle democrático e o desenvolvimento social”, relata.
Escolas interessadas em abordar o tema da Educação Fiscal com seus alunos podem entrar em contato com o Grupo de Educação Fiscal pelo e-mail [email protected].
Notícias relacionadas
Prisão imediata após condenação pelo tribunal do júri
Aliás sempre causou perplexidade o réu, condenado a 20 anos de prisão, sair pela mesma porta com os jurados ao final do julgamento
Por Moacir Leopoldo Haeser
O sorriso é como um raio de luz
Senhor, não permita jamais que eu me esqueça de sorrir com o coração
Philip Morris Brasil divulga vagas afirmativas para pessoas com deficiência
Feira online, que acontece em setembro, terá painéis de conteúdo dias 17 e 18 e oferece oportunidades de trabalho para os profissionais PcD
Estudantes do Curso de Direito da Unisc realizam viagem de estudos a Brasília
Na Capital Federal eles puderam conhecer diversos órgãos estatais e tribunais