Geral

Vera Cruz conhece os candidatos à eleição do Conselho Tutelar

Publicado em: 14 de agosto de 2023 às 15:50 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 11:57
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto / Guilherme Bender
    compartilhe essa matéria

    Votação ocorre no dia 1ª de outubro e é facultativa

    Em edital publicado na última semana, Vera Cruz conheceu os candidatos aos cargos de conselheiros tutelares para o período de 2024 a 2027. Oito nomes vão concorrer a cinco vagas titulares na função de proteger e auxiliar crianças, adolescentes e famílias.

    Os candidatos se reuniram na sala dos conselhos para discutirem sobre o regulamento que tange a eleição. Foi definido no encontro a opção pela utilização de três algarismos para os números que representam cada candidato, para evitar coincidências com números de legenda de partidos políticos.

    A oportunidade foi um momento para os concorrentes interagirem entre si, compreenderem as regras, debaterem sobre elas e, ainda, lançarem definitivamente a campanha. ”Desejamos que possamos melhorar ainda mais a atuação do Conselho Tutelar no município. É isso o que todos do Comdica desejam e é isso que esperamos de vocês”, destacou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (Comdica), Rubi Eichwald, durante a reunião.

    Novos nomes

    Os atuais conselheiros que ocupam os cargos são Sandro de Lima Schipper (busca reeleição), Leandro Reinicke, Lucas Patrick dos Santos Gonçalves, Marlene Viana Brizolla e Tatiane Rosemara Petry. 

    Para o próximo período, concorrem os seguintes candidatos, junto ao seu número correspondente, em ordem alfabética: Ana Paula Baracy (101), Jair da Conceição Júnior (102), Janaína Viviane D’Avila Nyland (103), José Vilson da Silva (104), Paulo César da Silva (105), Rayssa Eduarda Funck Rosauro Royer (106), Rosane Beatriz da Silva Stein (107) e Sandro de Lima Schipper (108).

    Por estar em recuperação de um problema de saúde, o candidato Paulo César da Silva não pôde comparecer à reunião de quinta-feira, e foi representado pelo irmão Fábio Silva (primeiro à esquerda e embaixo na foto). Paulo, no entanto, continua a candidatura normalmente.

    Votação

    Os candidatos agora se preparam para o dia da votação, que ocorre em 1º de outubro, num domingo, das 8h às 17h. Ao contrário das eleições municipais, estaduais e nacionais, para prefeito, vereador, governador, presidente, outros cargos, o voto para a eleição do Conselho Tutelar é facultativo. Os locais das sessões de votação vão ser divulgados em breve.  A eleição é realizada pelo Comdica e é fiscalizada pelo Ministério Público.

    A propaganda eleitoral, por sua vez, foi lançada no sábado (12). Ela se estende até às 22h do dia 30 de setembro, véspera da eleição. Após este horário, é vedada a realização de campanha.

    O cargo de conselheiro tutelar exige uma série de de atribuições: atender crianças e adolescentes sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados, atender e aconselhar pais e responsáveis, aplicando medidas previstas em lei, promover a execução de suas decisões, podendo requisitar serviços públicos no âmbito do Município, nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.