Política

Edson Azeredo pede atenção ao setor do tabaco

Publicado em: 14 de junho de 2023 às 19:04 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 16:44
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Segundo ele, a mobilização de todos é fundamental

    O vereador Edson Azeredo (PP), que ocupou a vaga do titular Ilário Keller, usou a tribuna da Câmara de Vereadores para defender o setor do tabaco. “Não podemos fazer com que a novelinha mexicana da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco esteja de volta”, destacou.

    Segundo ele, a mobilização de todos é fundamental para que o setor não seja mais uma vez atingido. “Em 2016, quando era chefe de gabinete do prefeito Telmo Kirst, criamos a Amprotabaco, e fui a Brasília por conta de um projeto de lei do então Senador José Serra, que impunha 19 restrições à produção de cigarros. A proposta seria votada sem passar pelas comissões e sem debate”, observou. “Me lembro que o vereador Gerson Trevisan ficou desconfortável, ao encaminhar uma moção contra o próprio colega de partido”, citou.

    Edson disse que se procurou a senadora Ana Amélia Lemos e numa rápida mobilização junto com 104 vereadores, 80 vereadores, deputados e o presidente do Senado, Renan Calheiros, houve adesão à proposta e se pediu vistas ao projeto.

    Como resultado da mobilização de dois dias, o vereador apontou que a proposta tramitou por mais dois anos e dos 19 pontos que atingiam o setor do tabaco, apenas quatro que passaram a vigorar. “Então, digo que é necessário que a Câmara, o vereador use seu papel de mobilização, com moções, se precisar, vá a Brasília para lutar pela região. Não fique com medo de usar diárias, que serão bem aplicadas com este tipo de mobilização que trará benefícios para a nossa região”.