Zonas eleitorais 40 e 162 receberam 550 novos equipamentos que prometem trazer mais segurança e agilidade
Eleitores irão contar com uma novidade nas eleições de outubro deste ano que promete trazer mais agilidade e segurança. Municípios da região irão disponibilizar um novo modelo de urna eletrônica que já chegou em maio e passa, atualmente, por testes com simulações de votos.
De acordo com a chefe de Cartório da 162ª Zona Eleitoral, Rejane Tomm, a Zona 162 recebeu 271 urnas, enquanto a 40ª Zona Eleitoral passará a contar com 279 urnas modelos 2020. Os novos equipamentos serão destinados ao município de Santa Cruz do Sul e às demais cidades da região. Todas as urnas encontram-se no arquivo de urnas, na sede do Cartório Eleitoral.
O que muda?
Rejane explica que a urna eletrônica de modelo 2020 traz uma série de inovações, pois é mais moderna, rápida, segura e inclusiva. A identificação do eleitor fica mais ágil e o trabalho dos mesários mais fácil. A aparência física também é diferente, é mais alta e compacta. O terminal do mesário é touch screen. Possuem baterias de lítio que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento e que têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção. Também passa a usar pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística. O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla. Para o eleitor, a única mudança da urna é a aparência física.
Testes
Todas as urnas irão passar por testes antes de serem utilizadas, sendo que primeiramente passam pela certificação e autenticação. Nesta segunda-feira, por exemplo, os profissionais participaram do 10º Simulado Nacional de Hardware das Urnas Eletrônicas, para simulação de votos. Para o simulado, de acordo com ela, foram preparadas 18 urnas na 162ª ZE e 18 da 40ª ZE. "O simulado de hardware tem por objetivo identificar eventuais falhas nos softwares das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2022, a fim de permitir a análise de suas causas e a identificação de possíveis soluções a tempo da eleição oficial. Sua execução se baseia na seleção de urnas operacionais, preparação das urnas, cargas, até a votação, simulando todos os caminhos de um dia de eleição", explica.
Mesário voluntário
As inscrições para o cadastramento de mesário voluntário estão abertas. Eleitores maiores de 18 anos que queiram se cadastrar para trabalhar como mesário voluntário podem preencher o formulário eletrônico para inclusão no banco de pessoas colaboradoras. As inscrições podem ser feitas pelo site do TRE-RS; pelo e-mail [email protected]; pelo telefone 3717-4738, ou ainda, pessoalmente, no Cartório Eleitoral, que fica localizado na Rua Ernesto Alves 760.
Saiba mais
A Zona Eleitoral 40 é responsável pelos municípios de Santa Cruz, Sinimbu, Gramado Xavier e Herveiras. Enquanto a Zona Eleitoral 162 abrange as cidades de Vale Verde, Vale do Sol, Vera Cruz, Passo do Sobrado e parte de Santa Cruz. Nas eleições deste ano serão eleitos os novos deputados – federais e estaduais -, governadores, presidentes e senadores.
Notícias relacionadas
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal