Covid 19

Coletas para realização de pesquisa da Unisc sobre a Covid-19 ocorrem até o fim do mês

Publicado em: 14 de junho de 2021 às 13:46 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 18:43
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Estudo da Universidade tem como intuito entender por que algumas pessoas apresentam sintomas mais graves da doença

    Com o intuito de identificar as características genéticas das pessoas que tiveram Covid-19 e buscar entender por que algumas delas apresentam sintomas mais graves da doença, acadêmicos do curso da Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Igor Neumann e Nayanna Bierhals, têm aplicado uma pesquisa no município. 

    A pesquisa, orientada pelos professores Lia Possuelo e Jane Renner, contou até o momento com mais de 80 voluntários. O processo consiste na coleta de sangue para a realização da pesquisa. Quem tiver interesse em contribuir com o estudo pode fazer contato com a Nayanna por meio do telefone (51) 9 8639-4776 e agendar a coleta na Unisc. 

    De acordo com a professora Lia, no momento a pesquisa encontra-se em finalização de coleta e até o fim deste mês a expectativa é de que alguns resultados já sejam obtidos. "Estamos com parte do protocolo de análise realizado, entrentanto, todos os resultados somente teremos em final de julho", comenta.  As coletas tiveram início no mês de maio quando foi solicitada a participação da comunidade e, segundo a professora, integram uma importante pesquisa para entender melhor a Covid-19. 

    Objetivos

    Ainda conforme a professora Lia, em termos científicos, a pesquisa tem como principal intuito analisar a variabilidade genética do gene que codifica a enzima conversora de angiotensina 2 e se há associação na sintomatologia e severidade da infecção pelo coronavírus. Além disso, associar a expressão de genes de citocinas (resposta imune)  com a severidade da infecção causada pelo vírus.