Linha Alto Paredão Pires é um dos locais que recebe as ações

Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
Na manhã desta quarta-feira (14), o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, e o chefe local da Emater, Vicente Finn, visitaram uma propriedade rural no interior do município. No local, eles acompanharam o andamento de um projeto de recuperação de nascentes.
“O que estamos vendo aqui hoje é o resultado de um trabalho em conjunto. A recuperação das nascentes não só melhora o acesso à água, mas também preserva o nosso meio ambiente para as futuras gerações. É desenvolvimento econômico, social e humano”, destacou o prefeito durante a visita.
A família da agricultora Josiele Fátima da Silva, de 35 anos, moradora de Linha Alto Paredão Pires, foi beneficiada com a recuperação da nascente que fica localizada próxima da residência. A família já foi destaque no fim de janeiro quando receberam água potável com caminhão-pipa, uma iniciativa do município que levou água até a casa da agricultora, que recebe cerca de 4 mil litros de água a cada duas semanas para consumo das necessidades essenciais das famílias e para os animais.
Agora, com a recuperação da nascente localizada na área da propriedade, a expectativa é que a solução se torne permanente. “Antes minha filha pegava água na nascente e passava mal, e hoje a gente pode olhar para essa nascente com esperança. Antes a gente tinha que pedir água, e agora ficou mais fácil”, contou emocionada.

Foto: Prefeitura de Venâncio Aires
O Programa Municipal de Recuperação das Nascentes integra uma série de ações da Secretaria de Meio Ambiente, voltadas à revitalização de áreas e ao combate à escassez hídrica no meio rural. O trabalho envolve um planejamento, além de orientações de cuidados junto às famílias beneficiadas. Segundo o secretário Gustavo Von Helden, a iniciativa está sendo implementada em outras propriedades da mesma localidade.
“Esta ação faz parte de um programa de recuperação de nascentes do interior, que resulta em levar água de qualidade às famílias. Essa e outras três que serão recuperadas em Linha Alto Paredão Pires estão sendo custeadas, com valor em torno de R$ 7 mil, pela Administração Municipal. Com o trabalho em conjunto, o apoio técnico da Emater e a participação ativa das famílias, estamos conseguindo resultados importantes”, explica.
A recuperação de nascente leva em torno de três semanas de trabalho. A ação integra os compromissos assumidos pela atual gestão municipal, e a Prefeitura deve continuar monitorando o andamento das ações nas próximas semanas, e novas propriedades já estão sendo mapeadas para receberem o mesmo tipo de intervenção.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Mato Leitão prepara área para construção de quadras esportivas
Projeto prevê a construção de quadras de futebol Society, volêi de areia, cancha de bocha, pista de skate e vestiários

Com um pedido de redutor a cada três dias, Santa Cruz terá audiência sobre controle eletrônico de velocidade
Instalação dos equipamentos divide opinião dos parlamentares

Novo sistema de licenciamento ambiental entra em operação em Santa Cruz
Plataforma Aprova Digital centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente

Empresas aéreas podem negar embarcar animais de suporte emocional, diz STJ
Ministra relatora argumentou falta de regulamentação da questão