Plataforma Aprova Digital centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou, nesta quarta-feira (14), a implantação de um novo sistema de licenciamento ambiental, que promete tornar mais eficientes e transparentes os serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho, foi apresentada a plataforma Aprova Digital, uma ferramenta eletrônica de gestão que centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente digital. O sistema substitui o antigo Sysnova Ambiental, que fica desativado a partir de agora.
O Aprova Digital utiliza tecnologia de alta segurança e inteligência artificial para tornar os processos mais ágeis e menos burocráticos. Com isso, empreendedores, profissionais e cidadãos poderão solicitar, diretamente pelo site da Prefeitura, licenciamentos ambientais, autorizações de arborização, declarações e certidões — em qualquer hora e lugar. Durante o evento, a implantadora de sistemas do Aprova Digital, Natacha Santoni, destacou que a proposta é modernizar os trâmites administrativos: “Nosso objetivo é facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo mais agilidade, eficiência e transparência. Tudo passa a ser digitalizado, com acompanhamento em tempo real pelo usuário”.
O prefeito Sérgio Moraes também enfatizou a importância da iniciativa. Em um discurso descontraído, ele defendeu a desburocratização da máquina pública. “O nosso compromisso aqui é com o bem-estar e o crescimento da comunidade. Muitas vezes, quem atrapalha é a própria Prefeitura. O cidadão quer trabalhar, gerar emprego, pagar impostos — e encontra barreiras. Isso precisa mudar. A Prefeitura não pode ser um entrave, mas sim uma facilitadora. Quem age de má-fé tem que ser identificado e punido, mas quem quer trabalhar deve ter seu caminho facilitado”, frisou o prefeito.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, agradeceu ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, que viabilizou os recursos para a implantação do sistema, e ressaltou os avanços proporcionados pela mudança: “Estamos trazendo mais transparência, organização e celeridade para os serviços. Todos os processos passam a ser digitalizados, com prazos definidos e acompanhamento online. Isso não só otimiza o trabalho do setor público, mas também apoia os empreendedores, que são fundamentais para o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul”.
O novo sistema já vinha sendo utilizado na Secretaria Municipal de Planejamento desde 2022 e, agora, fica expandido para a área ambiental. Entre os benefícios, estão a redução do tempo de espera — que poderá cair pela metade —, o fim da papelada, a automação de cobranças e confirmações de pagamento, além da segurança dos dados e da maior transparência nos procedimentos. Na próxima segunda-feira, 19, os servidores municipais passarão por uma capacitação online para se familiarizar com o novo sistema e sanar dúvidas sobre seu funcionamento.
Notícias relacionadas

Prefeitura de Mato Leitão prepara área para construção de quadras esportivas
Projeto prevê a construção de quadras de futebol Society, volêi de areia, cancha de bocha, pista de skate e vestiários

Com um pedido de redutor a cada três dias, Santa Cruz terá audiência sobre controle eletrônico de velocidade
Instalação dos equipamentos divide opinião dos parlamentares

Empresas aéreas podem negar embarcar animais de suporte emocional, diz STJ
Ministra relatora argumentou falta de regulamentação da questão

Definida data de inauguração da Emei de Linha João Alves
Obras tiveram investimento de R$ 2,8 milhões