FERRAMENTA ELETRÔNICA

Novo sistema de licenciamento ambiental entra em operação em Santa Cruz

Publicado em: 14 de maio de 2025 às 19:17 Atualizado em: 14 de maio de 2025 às 19:17
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Plataforma Aprova Digital centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul anunciou, nesta quarta-feira (14), a implantação de um novo sistema de licenciamento ambiental, que promete tornar mais eficientes e transparentes os serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Em cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho, foi apresentada a plataforma Aprova Digital, uma ferramenta eletrônica de gestão que centraliza análises, autorizações, assinaturas e cobranças em um único ambiente digital. O sistema substitui o antigo Sysnova Ambiental, que fica desativado a partir de agora.

    O Aprova Digital utiliza tecnologia de alta segurança e inteligência artificial para tornar os processos mais ágeis e menos burocráticos. Com isso, empreendedores, profissionais e cidadãos poderão solicitar, diretamente pelo site da Prefeitura, licenciamentos ambientais, autorizações de arborização, declarações e certidões — em qualquer hora e lugar. Durante o evento, a implantadora de sistemas do Aprova Digital, Natacha Santoni, destacou que a proposta é modernizar os trâmites administrativos: “Nosso objetivo é facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo mais agilidade, eficiência e transparência. Tudo passa a ser digitalizado, com acompanhamento em tempo real pelo usuário”.

    O prefeito Sérgio Moraes também enfatizou a importância da iniciativa. Em um discurso descontraído, ele defendeu a desburocratização da máquina pública. “O nosso compromisso aqui é com o bem-estar e o crescimento da comunidade. Muitas vezes, quem atrapalha é a própria Prefeitura. O cidadão quer trabalhar, gerar emprego, pagar impostos — e encontra barreiras. Isso precisa mudar. A Prefeitura não pode ser um entrave, mas sim uma facilitadora. Quem age de má-fé tem que ser identificado e punido, mas quem quer trabalhar deve ter seu caminho facilitado”, frisou o prefeito.

    A secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, agradeceu ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, que viabilizou os recursos para a implantação do sistema, e ressaltou os avanços proporcionados pela mudança: “Estamos trazendo mais transparência, organização e celeridade para os serviços. Todos os processos passam a ser digitalizados, com prazos definidos e acompanhamento online. Isso não só otimiza o trabalho do setor público, mas também apoia os empreendedores, que são fundamentais para o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul”.

    O novo sistema já vinha sendo utilizado na Secretaria Municipal de Planejamento desde 2022 e, agora, fica expandido para a área ambiental. Entre os benefícios, estão a redução do tempo de espera — que poderá cair pela metade —, o fim da papelada, a automação de cobranças e confirmações de pagamento, além da segurança dos dados e da maior transparência nos procedimentos. Na próxima segunda-feira, 19, os servidores municipais passarão por uma capacitação online para se familiarizar com o novo sistema e sanar dúvidas sobre seu funcionamento.