REPRESENTATIVIDADE

Instalado comitê que vai fiscalizar duplicação da RSC-287

Publicado em: 14 de maio de 2025 às 12:06
Foto: Marcelo Oliveira / ALRS
compartilhe essa matéria

Grupo formado por prefeitos, vereadores e órgãos estaduais já pressionou por entrega de projeto da ponte do Arroio Grande, em Santa Maria

Foi instalado nesta terça-feira (13) o Comitê de Acompanhamento das Obras da RSC-287, durante reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. O grupo reúne prefeitos, vereadores, representantes da concessionária Rota de Santa Maria, da Agergs e da Assembleia, com o objetivo de fiscalizar e cobrar o andamento das obras de duplicação e manutenção da rodovia.

Logo na primeira reunião, foi cobrado e confirmado um compromisso importante: a Rota de Santa Maria prometeu entregar até esta quinta-feira (15) o projeto de reconstrução da ponte sobre o Arroio Grande, em Santa Maria, que desabou há um ano em razão da enchente. A entrega do projeto é etapa essencial para que a obra da nova ponte seja iniciada. Atualmente, os motoristas seguem utilizando desvios e pontes provisórias no local.

A criação do comitê foi proposta pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e é resultado de uma audiência pública anterior. Segundo ele, a intenção é criar um espaço de diálogo firme com todos os envolvidos, para garantir que os usuários da rodovia  tenham respostas mais rápidas e melhorias concretas nas condições de tráfego.

A duplicação da RSC-287 começou em novembro de 2024, com frentes de trabalho em Tabaí e Santa Cruz do Sul. A concessão assinada com a Rota de Santa Maria em 2021 prevê a duplicação de 204,5 quilômetros entre Tabaí e Santa Maria ao longo de 30 anos, com investimento superior a R$ 3,6 bilhões.