Geral

Com um pedido de redutor a cada três dias, Santa Cruz terá audiência sobre controle eletrônico de velocidade

Publicado em: 14 de maio de 2025 às 19:35
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Município vizinho, Venâncio Aires conta com lombadas eletrônicas em vias de grande circulação | Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Instalação dos equipamentos divide opinião dos parlamentares

    Santa Cruz do Sul deve intensificar, nas próximas semanas, o debate sobre segurança nas ruas e avenidas do município. A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade um requerimento de Ilário Keller (PP) para a realização de uma audiência pública com objetivo de discutir a instalação de controles eletrônicos de velocidade nas principais vias.

    A iniciativa ocorre em meio a intensificação de indicações, requerimentos e pedidos de providência que solicitam redutores de velocidade, mais conhecidos como quebra-molas. Neste ano, os vereadores já encaminharam 49 pedidos para instalação dessas estruturas. Em média, é uma solicitação a cada três dias. Em 2024, foram 95 ao todo.

    Em debates anteriores no Plenário Nilton Garibaldi, lideranças explicaram que os tradicionais quebra-molas, embora ajudem a reduzir a velocidade e trazer mais segurança para a comunidade, podem comprometer o tempo de resposta de serviços de emergência. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), viaturas da Brigada Militar e caminhões dos Bombeiros enfrentam atrasos ao utilizar ruas com redutores físicos.

    Ilário Keller vem defendendo uma alternativa tecnológica, a instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização. Os dispositivos mencionados por ele são medidores eletrônicos fixos que registram a velocidade dos veículos e, em caso de infração, geram autuações automaticamente. O parlamentar ressaltou que o objetivo está longe de incentivar uma indústria da multa. O foco, segundo ele, é qualificar o debate sobre segurança no trânsito.