A solidariedade às pessoas atingidas pela enchente está presente em muitas ações realizadas por servidores da Prefeitura e voluntários em Santa Cruz do Sul. As atividades estão centralizadas no Parque da Oktoberfest, porém uma das bases de apoio foi montada em Linha Santa Cruz, no interior do município.
No local, cerca de 30 voluntários estão atuando diariamente no Ginásio de Esportes Guido Leopoldo Hauth, com descarregamento de doações, separação, triagem e empacotamento de kits para serem destinados a quem precisa.
Veja ainda: Campanha arrecada livros para escolas atingidas pela enchente
Os trabalhos são organizados pelo Rotary Santa Cruz do Sul Cidade Alta com participação da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) e coordenação da subprefeitura local. Conforme a voluntária Márcia Trinks, o maior montante de arrecadação chegou no último sábado (11), vindo de Paranaguá, no Paraná, com colchões, água mineral, botas, luvas, agasalhos, sapatos, entre outros.
“Este material, depois de devidamente separado e embalado por nós, é levado para o Parque da Oktoberfest, de onde é encaminhado pela Prefeitura para as famílias de Santa Cruz do Sul e também outras cidades que estão precisando”, detalha Márcia.
Leia mais: Grupo de Minas Gerais doa 60 toneladas de donativos para vítimas das enchentes
A prefeita Helena Hermany, que esteve em Linha Santa Cruz na manhã desta terça-feira (14), conferindo os trabalhos, elogiou a iniciativa. “A população está dando um grande exemplo de união e solidariedade. Agradecemos, de coração, a todos os voluntários envolvidos nos trabalhos e também às pessoas de outros estados que estão enviando doações e mensagens de apoio, com cartinhas, frases motivacionais, de fé e de esperança. Isso tudo é muito importante para que as famílias tenham força para recomeçar.”
De acordo com o subprefeito João Cassep, que também é presidente do Rotary Santa Cruz do Sul Cidade Alta, antes as arrecadações e triagem de doações da localidade já vinham sendo feitas na sede do Rotary. Além dos voluntários atuando na separação das doações, há grupos de Linha Santa Cruz mobilizados nas operações de limpeza no Bairro Várzea, em Rio Pardinho, e também em Sinimbu.
Notícias relacionadas

Instituto Crescer Legal participa do IV Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural
Evento teve como objetivo apresentar as iniciativas realizadas pelas entidades e empresas apoiadoras do Espaço de Inovação do Agro, na Expoagro Afubra

Eficiência e sustentabilidade na produção leiteira são destaques do Espaço Casa da Emater
São abordados temas como manejo de pastagens e bem-estar animal

Audiência pública na Expoagro discute mudanças urgentes no Proagro e securitização das dívidas rurais
Encontro reuniu representantes do setor agropecuário e lideranças políticas

Produtor destaca o papel fundamental do tabaco para sustentação econômica
Orlandino da Costa trabalha no campo há 52 anos