Perdas na agricultura e abastecimento de água estão entre as ações já realizada pelo Executivo
Venâncio Aires decretou situação de emergência em virtude da estiagem registrada no município. Conforme o decreto municipal, a prefeitura levou em consideração o período de 15 de dezembro de 2024 a 15 de fevereiro deste ano.
Neste período, segundo o documento, foi necessária um intervenção imediata do Poder Público tendo em vista que a estiagem afetou toda a extensão de área rural, em especial as lavouras de diversas culturas, interrompendo o abastecimento de água potável e não potável em propriedades do interior do município.
Para realizar o decreto de emergência, o Executivo considerou os pedidos de requisição de água feitos para a Secretaria de Desenvolvimento Rural. No mês de março, por exemplo, foram atendidas 60 famílias com 260 mil litros de água distribuídos, com maior volume de solicitações de famílias do 9º Distrito.
Ainda, foram observados os prejuízos nas plantações das culturas de milho grão e milho silagem, tabaco e soja, que somam cerca de R$ 27.247.276,00 e abrangem mais 485 famílias. Outro ponto para emitir o decreto foi a perda de boa parte da safra agrícola, o que impossibilitará que os agricultores cumpram seus compromissos de financiamento dos cultivos, com situação de alerta e endividamento no comércio de insumos local, bem como reflexo para economia urbana.
Com o reconhecimento do decreto, a prefeitura de Venâncio Aires espera realizar a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre e obter recursos para aquisição de bens e serviços necessários.
Notícias relacionadas

Agricultores de Mato Leitão são contemplados com cisternas; confira a lista
Município receberá valor do Governo do Estado para realização do projeto

Exposição de animais da Expocande 2025 valoriza diversidade do setor agropecuário
Mostra vai contar com mais de 200 animais de pequeno a grande porte

Governo Federal reconhece situação de emergência de Santa Cruz pela estiagem
Decisão também inclui outras 12 cidades gaúchas, entre elas Vale Verde

Feira do peixe espera vender seis toneladas em dois dias
Serão vendidos bolinhos crus, filés, peixes inteiros e postas das 8 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia