áreas afetadas

Servidores temporários vão atuar na reconstrução no Vale do Rio Pardo

Publicado em: 14 de abril de 2025 às 10:07
  • Por
    Guilherme Bica
  • Sinimbu foi um dos mais afetados pela enchente histórica do ano passado | Maurício Tonetto/Governo do Estado
    compartilhe essa matéria

    Santa Cruz do Sul e Rio Pardo estão entre as cidades do Vale que receberão profissionais para ações de resposta às enchentes do ano passado

    O governo do Estado do Rio Grande do Sul inicia, nesta segunda-feira (14), a contratação de 1,4 mil servidores temporários para atuar diretamente na reconstrução das áreas afetadas pela enchente histórica de maio de 2024. Além desses profissionais, outros 200 servidores efetivos também serão integrados a secretarias e órgãos estaduais. A ação busca recompor estruturas e serviços prejudicados.

    Entre os municípios do Vale do Rio Pardo que receberão os novos servidores estão Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. A distribuição dos profissionais atende a critérios técnicos e prioridades determinadas pelas áreas mais afetadas. Os novos contratados irão trabalhar em secretarias como as de Obras Públicas, Logística e Transportes, Saúde, Meio Ambiente e Defesa Civil. A força-tarefa também inclui profissionais para as áreas de habitação, agricultura e segurança.

    As contratações abrangem 58 áreas de especialidades de nível médio e superior. Há engenheiros civis, médicos, hidrólogos, meteorologistas, profissionais de tecnologia da informação, comunicação e gestão pública. Os contratos temporários têm duração inicial de 24 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, e salários que variam entre R$ 3,5 mil e R$ 10,8 mil, dependendo do nível de escolaridade e da função exercida.

    Esta é a maior convocação de profissionais desde a tragédia climática de maio.

    Leia também