Atividades estão sendo ministradas pela enfermeira Luciane Weiss Kist, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município

Foto: Tuanny Giovanella/AI Prefeitura de Santa Cruz
Cerca de 70 profissionais da área da saúde de Santa Cruz do Sul, a maioria enfermeiros, participaram, nesta semana, de capacitações para atualizar conhecimentos sobre o manejo de pacientes com suspeita de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, além da esporotricose, doença que acomete animais e pode ser transmitida a humanos.
Nessa quinta-feira (13), a ação foi direcionado a agentes de saúde, agentes de endemias e redutores de danos. Na última segunda-feira (10), a capacitação, com o mesmo formato, foi oferecida a trabalhadores que atuam nas portas de entrada das emergências do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos convênios particulares, além de coordenadores das unidades de saúde.
As atividades estão sendo ministradas pela enfermeira Luciane Weiss Kist, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Santa Cruz. “Tratamos de chikungunya, zika e, principalmente, da dengue. Falamos sobre prevenção, a importância do uso de repelentes – especialmente para pacientes suspeitos e/ou positivos –, atualização dos casos e subtipos dos vírus circulantes, como também da classificação da dengue e das formas de prevenir agravamentos e óbitos”, explica.
Além das arboviroses, os profissionais ainda recebem orientações sobre a esporotricose, uma infecção causada pelo fungo Sporothrix sp., que pode ser transmitida aos humanos pelo contato com materiais contaminados ou por arranhaduras de animais, especialmente gatos infectados. O treinamento aborda o diagnóstico, os principais sintomas e o tratamento da doença, que tem registrado notificações nos últimos meses em Santa Cruz do Sul.
Notícias relacionadas

Sicredi lança curso gamificado sobre educação financeira para adolescentes durante Semana ENEF 2025
Instituição financeira cooperativa intensifica suas ações sobre o tema durante o evento, entre 12 e 18 de maio

Moradores de Alto Boa Vista e Monte Alverne reivindicam melhorias em estradas
Prefeito Sérgio Moraes recebeu os representantes da comunidade no Palacinho

Pavilhão da agricultura familiar na 17ª Fenachim deve ultrapassar vendas da edição de 2022
Projeção é do coordenador do espaço e chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Vicente Finn

ARAUTO REPÓRTER UNISC 9 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Chuva causa estragos em residências e deixa bairros sem luz em Santa Cruz. ➡️ Feirão de Empregos oferta mais de 200 vagas em Santa Cruz. ➡️ Inscrições para a Gincana de Vera…