Levantamento da Conab aponta queda na produção de soja e aumento nas produções de arroz, feijão, milho e trigo
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 6º levantamento da safra 2024/2025. Conforme o balanço, no Rio Grande do Sul a produção deve atingir 36,34 milhões de toneladas, uma redução de 1,3% em relação à safra passada. O estado se mantém na posição de terceiro maior produtor de grãos no país, atrás de Mato Grosso e Paraná, seguido por Goiás.
Já a área plantada está prevista em 10,45 milhões de hectares, um aumento de 0,3%. A queda na produção foi motivada pela estiagem, que impactou principalmente a cultura da soja. No entanto, há perspectiva de excelente produção nas safras de arroz e milho. Durante o levantamento, realizado no final de fevereiro, a estiagem persistia no estado.
As lavouras foram impactadas por chuvas irregulares e mal distribuídas, com temporais associados às altas temperaturas, o que gerou a escassez de precipitações significativas, afetando reservatórios de água. “O nosso estado, que produz 11% da safra nacional de grãos, enfrentou novamente desafios climáticos que impactaram negativamente a cultura da soja. No entanto, o 6º levantamento apresenta perspectivas positivas para as safras de milho e arroz, o que representa um benefício significativo para o estado e para o Brasil, já que o Rio Grande do Sul é o principal produtor nacional de arroz e de milho 1ª safra”, destaca o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Os números da safra gaúcha
Arroz e feijão – A produção de arroz deve atingir 8,3 milhões de toneladas, um aumento de 15,9% em relação ao ciclo anterior. A área plantada está estimada em 951,9 mil hectares, com crescimento de 5,7%. A produção de feijão deve alcançar 76,9 mil toneladas, um aumento de 7,3%. A área plantada está prevista em 48,5 mil hectares.
Soja – A produção de soja está estimada em 17,1 milhões de toneladas, uma redução de 13,2% em relação à safra anterior, posicionando o estado como o 4º maior produtor da oleaginosa. A área cultivada deve aumentar para 6,84 milhões de hectares, com um incremento de 74,4 mil hectares (1,1% a mais que na safra 2023/2024). As lavouras de soja continuam sendo afetadas pela falta de chuvas regulares.
Milho – O RS é o maior produtor de milho 1ª safra. A semeadura foi concluída, e a colheita já ultrapassa 80%. A produção está prevista em 5,5 milhões de toneladas, um aumento de 13,7%. A área plantada pode chegar a 719,6 mil hectares, uma redução de 11,7%. A estimativa de produtividade média foi ajustada para 7.664 kg/ha, um aumento de 16% em relação ao mês anterior.
Trigo (safra 2025) – O estado gaúcho é o maior produtor de trigo no país. Para a safra de inverno de 2025, a produção deve crescer 4,4%, chegando a 4,1 milhões de toneladas. A área cultivada está prevista em 1,29 milhão de hectares, uma redução de 3,8% em relação ao ciclo de 2024. A produtividade média estimada é de 3.172 kg/ha.
Notícias relacionadas

Governo vai suspender pagamentos de dívidas de agricultores
Deputado federal Marcelo Moraes participou de uma audiência no Ministério da Agricultura

Feiras Rurais terão alteração no funcionamento devido ao feriado
Nesta quinta-feira não haverá atendimento

Brasil deve ultrapassar US$ 3 bilhões em exportações de tabaco em 2025
Projeção da Deloitte aponta crescimento de 10% a 15% no volume exportado e nas divisas geradas pelas exportações do tabaco brasileiro

Soja tem 80% das lavouras colhidas no Rio Grande do Sul
A colheita é favorecida por condições climáticas estáveis, com predomínio de dias ensolarados e de tempo seco