Jurados não acolheram a tese de legítima defesa apresentada por Volmir Sagiorato Stamm, o Gringo. Crime aconteceu há menos de um ano
Foi finalizado na tarde desta quinta-feira (13), no Poder Judiciário, um caso de homicídio registrado há menos de um ano, em Santa Cruz do Sul. Volmir Sagiorato Stamm, o Gringo, de 48 anos, foi condenado pelo assassinato de Felipe Soares da Silva, de 29 anos.
O réu foi sentenciado a 10 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado. A sessão foi presidida pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse, e iniciou 13h15min. O autor da denúncia, promotor Gustavo Burgos de Oliveira, representou o Ministério Público (MP).
A defesa de Gringo foi feita pelo defensor público Arnaldo França Quaresma Júnior. Não houve depoimento de testemunhas. O caso analisado pelo corpo de jurados formado por três homens e quatro mulheres aconteceu no dia 25 de maio de 2024.
Na oportunidade, após um desentendimento devido à cobrança de uma dívida de drogas, o réu matou a vítima com golpes de facão nas imediações de um bar, na localidade de Alto Paredão, interior de Santa Cruz.
Na sequência, ele ainda teria transportado o corpo da vítima até um barranco, a cerca de 500 metros do local da morte. Nesse local, ele deixou o cadáver, que só foi localizado mais de uma semana depois, em 4 de junho de 2024.
Preso em 19 de junho de 2024, durante investigação da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), Volmir confessou o assassinato, mas alegou legítima defesa, dizendo que apenas cometeu o crime devido à luta corporal travada com Felipe após a cobrança da dívida – versão que foi mantida no julgamento em manifestação do defensor público Arnaldo.
Os jurados reconheceram a ocultação de cadáver e o homicídio com as duas qualificadoras apontadas, de motivo torpe em razão da dívida de drogas, e de recurso que dificultou a defesa da vítima, pois Felipe teria sido atacado de surpresa, desarmado e sem oferecer qualquer resistência.
Ainda, o conselho de sentença também identificou a chamada privilegiadora da violenta emoção, apresentada por Arnaldo, pois o réu teria agido em injusta provocação da vítima, que foi até o bar cobrá-lo, fato que diminiu a pena.
Volmir respondeu ao processo preso no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Após o júri, que foi finalizado às 18h40min, o condenado Volmir Sagiorato Stamm retornou ao presídio.
Notícias relacionadas

Homem que usou foice para assaltar mulher é preso pela Polícia Civil
Agentes cumpriram mandado de captura na manhã desta sexta-feira, na residência do acusado, em Vera Cruz

Homem que matou mulher e jogou corpo em rio no Vale do Taquari é condenado
De acordo com o MP, o acusado matou a jovem pretendia eliminar a concorrência afetiva

Decreto sobre armamento e munição da Guarda Municipal é publicado; veja as normas
São três modalidades previstas no documento liderado pela Secretaria de Administração e Gestão

Homem é assassinado a tiros em Santa Cruz
Caso aconteceu na noite desta quinta-feira, no Loteamento Berçário Mãe de Deus. Foi o segundo homicídio do ano no município